Grupo de Pesquisa do curso de Letras divulga programação do primeiro semestre

O Grupo de Pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino - GPTLE, da Unidade Acadêmica de Letras (UAL), realiza nos meses de março a junho, do ano em curso, uma série de atividades voltadas principalmente para pesquisadores, alunos da pós-graduação, iniciação científica, graduação e professores da educação básica.

Durante este período, como atividades de extensão, estão sendo realizados cursos para professores da educação básica, ministrados por docentes da UAL. Temas como “Articulando Saberes na prática de ensino (estudo dos gêneros textuais na sala de aula)”, “(Re)a aprendendo a pronúncia do Inglês” e “Abordagens de leitura e compreensão de texto em livros didáticos de língua portuguesa, história e geografia”, estão sendo abordados pelo GPTLE.

O GPTLE juntamente com a Unidade Acadêmica de Letras, através da Coordenação de Pesquisa e Extensão, também está se preparando para a realização do I Encontro Nacional sobre Literatura Infanto-Juvenil e Ensino, o qual será realizado no período de 14 a 17 de junho de 2006. As inscrições para apresentação de trabalhos vão de 15 de março a 13 de maio. Já o período para a participação em mini-cursos será de 15 de março a 10 de junho. Mais informações sobre este evento, pelo fone: (83) 3310.1268. O interessado pode acessar também o seguinte endereço eletrônico: www.ch.ufcg.edu.br/posle.

Colóquios

Com o objetivo de promover debates e dar publicidade a pesquisa concluídas ou em andamento relacionadas aos interesses acadêmicos dos integrantes do GPTLE, serão realizadas reuniões para a exposição de temas de pesquisa pelos membros do GPTLE e/ou seus convidados.

No dia 12/04, das 14h às 15h30min, a professora Karine Viana vai apresentar o tema O dicionário: do livro didático à sala de aula, tendo como mediadora a professora Sandra Bezerra.

Para o dia 26/04, no mesmo horário, o tema abordado será Concepções de escrita e de ensino de escrita em contextos de formação continuada, pelos professores: Maria Auxiliadora Bezerra, Maria Augusta Reinaldo e Edmilson Luiz Rafael, com a mediação da professora Denise Lino de Araújo.

Romance à brasileira será o tema que o professor José Edílson de Amorim vai apresentar no dia 18/05, das 18h30min às 20h. A mediadora do debate será a professora Marta Medeiros.

Todos os professores acima mencionados fazem parte da Unidade Acadêmica de Letras, do Centro de Humanidades da UFCG.

Os eventos acontecem na Sala 2 do LAELL - Laboratório de Apoio ao Ensino de Língua e Literatura, deste Centro.

Sobre o GPTLE

O Grupo de Pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino - GPTLE, desenvolve estudos sobre as relações entre esses dois campos do conhecimento. Os resultados das pesquisas realizadas vêm contribuindo para uma melhor compreensão do ensino de língua e o de literatura como objetos(s) de pesquisa, permitindo propor alternativas para a formação docente em vários níveis de ensino.

Os efeitos do trabalho realizado até o presente conduziram à consolidação do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, recomendado pela CAPES em 2004, e vêm alterando sistemática e significativamente a formação de professores na região, através da realização de cursos de especialização (Lingüística Aplicada e Literatura Brasileira), de cursos de extensão e do Seminário sobre o Ensino de Língua Materna, Estrangeira e de Literatura, já na 4ª edição. Integram este Grupo: docentes e alunos da graduação e da pós-graduação da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG.

Data: 24/03/2006