Capes divulga edital para seleção de parcerias universitárias entre países do Mercosul

A Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta terça-feira, 31, o edital Nº 16/2011, que torna pública a seleção de parcerias institucionais universitárias, em nível de graduação, para o Programa MARCA – Mobilidade Docente. A iniciativa é voltada a países que integram o Mercosul.

O programa visa apoiar projetos de parcerias universitárias, em nível de graduação, de instituições participantes do Programa MARCA devidamente reconhecidas pelos respectivos sistemas educacionais a fim de propiciar a troca de experiências em metodologias de ensino e intensificar o intercâmbio cultural dos países envolvidos. No Brasil, a Capes é a instituição responsável pelo programa por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

Inscrições

As inscrições das propostas são gratuitas e deverão ser feitas, exclusivamente, pela internet até o dia 30 de junho de 2011. Ao formulário de inscrição deverão ser anexadas carta de apresentação do órgão máximo da instituição, apontando interesse institucional do projeto; justificativa da proposta, explicitando a pertinência do projeto em parceria com as equipes estrangeiras, além do projeto detalhado.

Cada proposta de projeto deverá planejar suas atividades considerando a duração de um a dois anos, podendo ser prorrogada uma única vez pelo mesmo período solicitado.

Candidatura

Os projetos inscritos deverão ser conjuntos e envolver instituições universitárias de três ou mais países membros e/ou associados do Mercosul participantes do programa, além de apresentar na equipe um coordenador para cada país cooperante.

Também são requisitos para candidatura o intercâmbio de docentes vinculados ao programa, o estímulo a aproximação das estruturas curriculares e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes.

Modalidades de Apoio

Os projetos selecionados poderão receber os seguintes benefícios: Passagens áreas internacionais, Diárias para docentes pesquisadores e Custeio de atividades correntes para a equipe brasileira.

A aprovação final dos projetos e o início das atividades estão previstos para o segundo semestre de 2011. Mais informações podem ser obtidas pelo email marca@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

(Capes)

Data: 31/05/2011