Aluno da UFCG recebe Prêmio Petrobras de Tecnologia nesta sexta

Cerimônia será realizada no Centro de Pesquisas da Petrobras, no Rio de Janeiro

Acontece nesta sexta, dia 3, no auditório do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), no Rio de Janeiro, a cerimônia de entrega da quinta edição do Prêmio Petrobras de Tecnologia.

Um dos agraciados será o aluno Luiz Fernando Alves Rodrigues, do Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que foi o vencedor da categoria Mestrado, no tema Tecnologia de Logística e de Transporte de Petróleo, Gás e Derivados.

O trabalho, orientado pelo professor Carlos José de Araújo, foi desenvolvido no Laboratório Multidisciplinar de Materiais e Estruturas Ativas (LaMMEA) da UFCG e envolve uma das mais avançadas tecnologias da área de materiais: as ligas metálicas com memória de forma, capazes de retornar à sua forma original depois de terem sido deformadas, seja por aplicação de calor ou por superelasticidade.

“O que produzimos aqui foi um parafuso superelástico, a ser utilizado em juntas de dutos de extração e transporte de petróleo, seus derivados e gás natural”, explica Luiz Fernando. A utilização do produto evitaria, por exemplo, o risco de vazamento ou manutenções constantes.

Premiação

O Prêmio Petrobras de Tecnologia contempla nove temas tecnológicos, com três categorias cada: Graduação, Mestrado e Doutorado. Nesta quinta edição, foram inscritos, ao todo, 346 trabalhos. Cada ganhador receberá R$ 15 mil como premiação, além de bolsa de estudos do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) para elaboração da tese.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 02/06/2011