Lançado o Portal Brasileiro de Ciência e Tecnologia

Atualmente, o portal agrega informações de 123 Institutos de Ciência e Tecnologia (INCTs), 4.676 pesquisadores, e 288.867 publicações científicas.

O Centro de Gestão e Assuntos Estratégicos (CGEE) participou nesta quinta, (2), em Brasília, da apresentação do Ciência Brasil, portal Brasileiro de Ciência e Tecnologia que produz e gerencia um mapa da produção científica do País.

O Portal

O Portal Brasileiro de Ciência e Tecnologia objetiva produzir um mapa da produção científica do País a partir de dados individuais dos pesquisadores que integram as equipes dos atuais Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) e que se encontram disponíveis de forma dispersa em fontes da Web, particularmente a Plataforma Lattes do CNPq.

Para isso, são empregadas técnicas do estado da arte em coleta, integração, análise e visualização de dados da Web, resultantes das pesquisas realizadas no âmbito do InWeb, de modo a gerar diferentes visões da produção científica de cada grupo, a partir das quais pretende-se analisar como as diversas áreas da ciência e do conhecimento se organizam no País, como ocorrem as colaborações entre pesquisadores e como surgem as interações multidisciplinares

(Jornal da Ciência)

Data: 02/06/2011