topo_cabecalho
5 Passos para se inscrever no ENEM sem erros

Veja como conferir se o seu cadastro foi aceito

 

Na hora de se cadastrar para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 é importante tomar alguns cuidados para não ter problemas com a sua inscrição. Você sabia que, além de efetuar o pagamento, é necessário confirmar se a inscrição foi realmente validada?

 

Cadastramento

O primeiro passo é acessar o site do ENEM e informar o CPF e a data de nascimento. Estes dados são essenciais para que a base de dados do sistema procure por seu nome. Após isso, é necessário preencher uma série de dados obrigatórios, como o endereço e telefones para contato. Lembre-se de que o local da prova pode ser alterado posteriormente, portanto não se preocupe se ainda há dúvidas sobre onde você fará a prova.

 

Questionário socioeconômico

Um dos pré-requisitos para concluir o cadastro é preencher o questionário socioeconômico com informações sobre você e sua família. Preencha com atenção já que todos os campos são obrigatórios e não é possível prosseguir com o cadastro sem responder a todas as perguntas.

 

Confirme a inscrição

Após preencher o questionário socioeconômico, o candidato é redirecionado para uma página de confirmação de cadastro. É importante verificar se os dados apresentados na tela estão corretos para evitar problemas no futuro. Se precisar alterar algum item, é necessário acessar a página de acompanhamento da inscrição.

 

Gere o boleto

Na tela de confirmação de cadastro é possível gerar o boleto para pagamento (para os candidatos que não estão isentos da taxa). Basta clicar no link Gerar Boleto. A partir daí, o candidato deve imprimir o documento e efetuar o pagamento exclusivamente pelo Banco do Brasil

 

Verifique a situação da inscrição

Após efetuar o pagamento, é necessário confirmar se sua inscrição foi liberada ou se ainda está pendente. Lembre-se que a compensação do pagamento pode demorar até 3 dias úteis. É importante ressaltar que sua inscrição no ENEM 2011 só será válida com a confirmação do pagamento. Após isso, é só aguardar pela chegada do cartão de confirmação no endereço cadastrado. Caso o participante não receba o cartão, há possibilidade de imprimi-lo na página de acompanhamento

 

(Universia)


Data: 02/06/2011