Reitor vai a Portugal fechar acordos de cooperação científica

Durante uma semana, Thompson Mariz  participará de audiências e do encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa .

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, viaja nesse sábado, 4, para Portugal. Na bagagem, acordos de cooperação pedagógica e científica a serem selados com as universidades Fernando Pessoa e do Porto. Na agenda, participação no 21º Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) - de 6 a 9, em Bragança – onde serão debatidos qualificação de recursos humanos, cooperação acadêmica, transferência de tecnologia e investigação científica.

Mariz disse acreditar que questões como a mobilidade acadêmica, programas de mútuos interesses e projetos conjuntos, especialmente, nas áreas tecnológicas poderão ser previamente discutidos ou já encaminhados no próprio encontro da AULP. “Cremos que ampliaremos nossas relações internacionais e fortaleceremos as parcerias com as universidades portuguesas. Ações que repercutirão expressivamente nas políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFCG”, comentou.

Marcelo de Sá, pró-reitor de Pesquisa da UFCG, que acompanhará o reitor na viagem à Europa, afirmou que, provavelmente no dia 9, visitarão a Universidade de Salamanca, na Espanha, também apresentando projetos de cooperação científica nas áreas de Ciência e Tecnologia. O retorno ao Brasil está marcado para o dia 10.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 02/06/2011