MEC aprova programas e projeto de extensão da UFCG

O Programa de Extensão Universitária é desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com diversos ministérios e secretarias

Três programas e um projeto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foram aprovados pelo Programa de Extensão Universitária (Proext 2011), desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com diversos ministérios e secretarias.

Foram aprovados e contemplados com recursos dois programas na linha temática Direitos Humanos. São eles: Disseminando a prática dos Direitos Humanos no Cariri paraibano, que será coordenado pelo professor Jose Irivaldo Alves Oliveira Silva, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus de Sumé, e o Programa de Direitos Humanos da UFCG (PRODIH), coordenado pela professora Edjane Esmerina Dias da Silva, do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), campus de Sousa.

Na linha temática Promoção e Saúde, a UFCG foi contemplada com o programa Cidadania, Práticas Educativas e Promoção da Saúde no Semi-árido Paraibano (CIPEPS), a ser desenvolvido no Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Cajazeiras, sob supervisão da professora Maria Rosilene Cândido Moreira, e o projeto Tratamento do Tabagismo: Enfoque Multidisciplinar, da professora Deborah Rose Galvão Dantas, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), campus de Campina Grande.

Cada projeto e programa serão contemplados com valores de até R$ 50 mil e R$ 150 mil, respectivamente, e as atividades começarão a ser desenvolvidas em 2012.

“Estamos satisfeitos com os projetos aprovados e pela qualidade apresentada. O programa aprovado pelo CDSA ficou em sexto lugar dos 110 programas submetidos na linha de Direitos Humanos. Outra boa colocação foi o programa do CFP que ficou em nono lugar das 86 propostas inscritas na linha de Promoção e Saúde. Assim como o Prodih, que vem sendo renovado desde 2005, e o projeto de Tabagismo que foi aprovado ano passado e obteve renovação. Isso demonstra que estamos realizando bons programas e, acima de tudo, com qualidade”, ressalta a coordenadora de Extensão Cultural da UFCG, Nadege Dantas.

Proext

O Proext é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na inclusão social nas suas mais diversas dimensões, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior.

Ao todo, são desenvolvido projetos em treze linhas temáticas: Educação, Tecnologias para o Desenvolvimento Social, Cultura e Arte, Pesca artesanal e aquicultura familiar, Promoção da Saúde, Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Rural, Redução das desigualdades sociais e combate à extrema pobreza, Geração de Trabalho e Renda por meio do apoio e fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários, Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro, Direitos Humanos, Promoção da Igualdade Racial e Mulheres e relações de gênero.

Acesse aqui a lista das propostas contempladas.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 06/06/2011