Confira os 7 tipos de auxílios especiais na hora de fazer o Enem

Solicitação para atendimento especial deve ser feita no ato da inscrição

Os portadores de deficiência que forem prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) poderão solicitar atendimento especial no ato da inscrição. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) afirmou que vai atender a todas as exigências possíveis e previstas por lei.

Não serão aceitas as solicitações feitas via postal, fax ou correio eletrônico. As solicitações devem ser feitas somente em caso de condições especiais e o Inep poderá exigir documentos específicos que comprovem a necessidade. Os participantes que solicitarem o atendimento de maneira indevida poderão responder por crime contra a fé pública e correm o risco de serem eliminados do exame.

Prova em Braille

Prova destinada a pessoas com deficiência visual. Feita com símbolos em relevo capazes de serem reconhecidos e distinguidos por cegos através do tato.

Auxílio de leitor/ledor

Profissional para auxiliar na leitura de textos e na descrição de imagens presentes na prova. Este tipo de atendimento é voltado para pessoas com algum tipo de deficiência visual ou surdocegueira

Intérprete de Libras

Pessoa habilitada para interpretar e traduzir conversas e textos para Libras (Língua Brasileira de Sinais). Este recurso é destinado a pessoas com problemas de audição.

Sala de fácil acesso

Para facilitar o acesso aos cadeirantes e outras pessoas com mobilidade reduzida, é possível solicitar que o participante seja colocado em uma sala próxima à entrada do local da prova ou em outro local com acessibilidade.

Auxílio para transcrição

Ao solicitar este tipo de atendimento, o candidato terá a sua disposição um profissional capaz de transcrever tudo o que é dito através de Libras. É voltado para pessoas impossibilitadas de escrever.

Leitura labial

Outra opção para deficientes auditivos que não optarem por intérpretes de Libras. O assistente é treinado para interpretar os sinais feitos pela boca do participante.

Mesa e cadeiras sem braços

Opção para cadeirantes ou pessoas com dificuldade de locomoção que necessitem de mesas especiais ou apoio para a perna durante a realização da prova.

(Universia)

Data: 07/06/2011