Reitor da UFCG conhece área do campus de Pombal

Esteve na cidade de Pombal (foto), na última sexta-feira, dia 24, o Reitor da UFCG, professor Thompson Fernandes Mariz, que foi recepcionado pela secretária municipal do Trabalho e Ação Social, Polyana Werton Feitosa (representando o prefeito Jairo Feitosa, que se encontrava em Brasília), secretária de Administração, Edinaura Araújo, pelo assessor de Assuntos Institucionais, Zildo de Souza, e ainda por membros da Comissão de Articulação Pró Universidade Pública para o Sertão, Filemon Benigno, Francisco Ângelo, Martinho Salgado, Alcides Gomes, Oséas Martins, Francisco Reis, Arimatéia, entre outros.

O Reitor foi conhecer o terreno que está sendo doado pelo município para a edificação do campus universitário, que será denominado "Ministro Celso Furtado" numa homenagem ao filho ilustre da terra. A referida área fica localizada no Bairro Janduy Carneiro.

Na ocasião, o Reitor recebeu as devidas explicações através do topógrafo José Félix Faustino, que mostrou o posicionamento do espaço onde será edificado o campus. A área fica a 2 quilômetros do centro da cidade.

Na oportunidade, Thompson Mariz concedeu entrevista ao radialista Marcelino Neto, da Maringá FM. O reitor enfatizou que as expectativas são as melhores com relação à concretização deste sonho acalentado pela comunidade sertaneja.

“Isso fica mais fácil quando se vê todo o povo mobilizado, aglutinando todas as correntes partidárias num só objetivo. E mais ainda quando vai de encontro à política de expansão do Ensino Superior do Governo Federal, pois essa iniciativa é uma busca pela cidadania, pelo desenvolvimento social e a interiorização visa essa nova realidade”, frisou.

O Reitor acrescentou ainda "que uma das ações que irão impulsionar a instalação do Campus para a região é o engajamento da viúva do economista a ser homenageado, Rosa Furtado, que tomou conhecimento da iniciativa e se prontificou a fazer gestão junto ao presidente Lula da Silva, uma vez que a mesma goza de uma amizade pessoal com o mandatário da nação".

Os cursos a serem implanrados em Pombal são dois na área de Ciências Agrárias (Agronomia e Engenharia de Alimentos) e dois na área de Ciências Sociais Aplicadas (Economia e Administração). Finalizando, o reitor enalteceu a luta incansável do Ppefeito Jairo Feitosa, como liderança maior do município e porta-voz de todos os segmentos da comunidade.

O prefeito fez várias viagens à Brasília para audiências com o presidente Lula e com o ministro da Educação, Fernando Haddad. Por fim, o Reitor afirmou que estará na companhia do prefeito, hoje, na Capital Federal, para falar mais uma vez com o Ministro da Educação e talvez com o próprio Lula sobre esta reivindicação.

Data: 27/03/2006