topo_cabecalho
8º Folkcom terá feira de livros e shows de Chico Pedrosa, corais e quadrilhas juninas

O 8º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular, promovido entre quinta e sexta-feira próximas pelo Departamento de Comunicação Social (Decom) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, terá uma programação cultural especial.

 

No dia 9 às 9h30, durante a solenidade de abertura se apresentarão o poeta Chico Pedrosa, considerado o representante mais importante da poesia matuta na atualidade, e o Coral da Associação para o Desenvolvimento Comunitário dos Moradores do Sítio Convento (Adecom), que é fruto de um projeto de extensão do Decom, realizado na zona rural de Riachão do Bacamarte (PB).

 

As apresentações antecedem a conferência do professor Joseph Straubhaar da Universidade do Texas, campus de Austin (EUA), e a mesa redonda “Festas Populares e Economia da Cultura”.

 

Durante os dois dias do evento, realizado no Teatro Rosil Cavalcanti, complexo do Parque do Povo, serão lançados livros, CDs e DVDs de convidados e artistas da região. O próprio Chico Pedrosa, “um vendedor de sonhos” como se auto-intitula, estará expondo algumas obras, com destaque para “Sertão caboclo”, uma antologia das suas principais poesias, e “Retalhos do meu sertão”, último dos CDs lançados pelo poeta.

 

Paraibano de Guarabira, Pedrosa teve vários trabalhos publicados ou gravados por cantores e cantadores famosos, como a antiga banda Cordel do Fogo Encantado e Jessier Quirino que costuma declamar, em seus espetáculos pelo Brasil afora, cordéis, poemas e causos de um dos maiores herdeiros da poesia de Catulo da Paixão Cearense, Zé da Luz e Patativa do Assaré.

 

Representando as novas gerações da literatura e da poesia matuta também estará presente, durante o seminário, o escritor Efigênio Moura, autor de “Eita gota! Uma viagem paraibana” que viu esgotar, ainda em 2010, três edições da obra. No início deste ano, lançou o romance “Ciço de Luzia”, reunindo 36 contos que se passam num cenário típico do Cariri da Paraíba, onde ele nasceu, e narram a estória de amor entre um herói sertanejo e a filha do patrão. Até 2012, Moura pretende publicar mais dois livros - “Santana do Congo” e “As Urnas do Cafundó”.

 

Janduhi Dantas, outro poeta paraibano de Patos no Alto Sertão, lançará no evento “Viagem aos 80 anos da Revolta de Princesa”. A obra narra os episódios que marcaram a cidade de Princesa Isabel, no interior da Paraíba, na História do Brasil dos anos 1930. Depois do sucesso de “Lições de gramática em versos de cordel”, principalmente entre alunos e professores do ensino básico, o novo livro obteve o sétimo lugar entre 120 trabalhos que concorreram ao Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel, edição Patativa do Assaré, promovido pelo Ministério da Cultura. Dantas participará ainda, na sexta-feira (10), às 8h30, da mesa redonda “Educomunicação, Folkcomunicação e Cultura Popular” que discutirá projetos e experiências de inserção das tecnologias, comunicação e artes nas escolas de educação básica.

 

Responsável pelo selo Latus, que publicou “Ciço de Luzia”, “Viagem aos 80 anos da Revolta de Princesa” e outros títulos não acadêmicos de autores novos e consagrados, a Editora da UEPB (EDUEPB) realizará uma feira de livros durante o seminário, no Teatro Rosil Cavalcanti. Além de expor publicações de outras editoras, a EDUEPB promoverá lançamentos com sessões de autógrafos e venderá, a preços promocionais, suas edições de obras acadêmicas, didáticas e paradidáticas no campo das ciências humanas e sociais, comunicação, literatura e artes.

 

A feira estenderá ao evento parte da 3ª Mostra do Livro Universitário, promovida durante o mês de maio no campus I da UEPB, que reuniu mais de 800 obras em diferentes áreas do conhecimento, publicadas através de suas coleções e das afiliadas à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU). “Dado a sua importância para o debate acerca das dinâmicas culturais regionais, consideramos o seminário como fundamentalmente importante para divulgarmos e valorizarmos o que há de mais rico em nossa produção intelectual”, diz Cidoval Morais de Sousa, diretor da editora e coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Regional (UEPB-UFCG). O professor será um dos debatedores da mesa redonda que tratará da temática “Folkcomunicação, Economia da Cultura e Desenvolvimento Local”, a ser realizada, na sexta-feira (10), às 16h.

 

A solenidade de encerramento do 8º Seminário Os Festejos Juninos contará com dois espetáculos. O Coral Infantil da Escola Ipen Casa de Brinquedo de Campina Grande fará uma homenagem ao músico e cantor paraibano Flávio José, cantando sucessos que marcaram a sua obra. A apresentação resulta do “Projeto Pedagógico Cultura Popular” que aborda, neste ano, o tema músicas de forró e motivará a realização, na quinta-feira (9), às 14h, de uma oficina destinada a alunos e professores da rede pública de ensino.

 

Os participantes da oficina “Economia e Gestão de Quadrilhas Juninas”, que será ministrada pelo presidente da Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq) Célio Torres Fontes, nos próximos dias 9 e 10 de junho, das 14h às 16h, farão o último show. Direcionada às associações e quadrilheiros de Campina Grande e outras regiões da Paraíba, a oficina será finalizada com a apresentação das quadrilhas participantes, no palco do Teatro Rosil Cavalcanti, culminando com a apoteose do evento.

 

Além dessas atrações, o encerramento do seminário terá a presença do jornalista e escritor Edney Silvestre que fará a última conferência. Repórter especial da Rede Globo de Televisão e apresentador da Globo News, em 2010 ele venceu o Prêmio Jabuti de melhor romance e o Prêmio São Paulo de Literatura, na categoria autor estreante.

 

Nos dois dias do evento, os participantes poderão participar ainda da programação do Maior São João do Mundo que se estende desde o Parque do Povo até as casas de show. Entre quinta e sexta-feira estão previstos a performance estilizada do Coroné Grilo, a apresentação de trios pé de serra e shows das bandas Flor da Pele, Arreio de Ouro, Karkará, Paulinho Pauleira e Forró Pikotado.


Data: 09/06/2011