UFCG ampliará ações de mobilidade acadêmica internacional

MEC pretende disponibilizar 75 mil bolsas para instituições de ensino superior brasileiras em quatro anos

O assessor Internacional da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Michel Fossy, participou na semana passada, em Brasília, de reunião do Ministério da Educação para tratar da internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras. “A proposta do Governo Federal é que, em quatro anos, 75 mil graduandos, pós-graduando ou pesquisadores sejam contemplados com bolsas de estudo em instituições estrangeiras”, revelou Fossy.

Da meta global, de 75 mil bolsas, estão previstas 28 mil para estudantes de graduação. No próximo ano serão destinadas oito mil, através de ações de mobilidade acadêmica internacional, ficando para 2013 e 2014 a cota anual de dez mil. “Diversas universidades estrangeiras já se comprometeram com Secretaria de Educação Superior (SESu) do MEC em participar do programa”, adiantou o assessor.

O cronograma para 2011/12 teve inicio este mês. Até o final deste ano, a SESu terá definido o Programa de Graduação Sanduíche Internacional, o diálogo com universidades estrangeiras e órgãos governamentais dos respectivos países e realizado reuniões com instituições brasileiras para definir as propostas, assinar acordos de cooperação e convênio. A previsão do MEC é que em janeiro próximo comecem as viagens dos graduandos para o exterior.

Participaram da reunião, além do titulares dos órgãos do MEC envolvidos no programa, os ministros da Educação e da Ciência e Tecnologia.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 13/06/2011