Professores da UFCG em Sumé discutem perfil socioeconômico e político dos municípios do Cariri paraibano

Foi realizado no último sábado, dia 11, na sala AB 100, na sede da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o I Workshop Instituições e Gestão Pública, atividade da pesquisa Perfil socioeconômico e político dos municípios do Cariri paraibano, que está sendo realizada por professores da Unidade Acadêmica de Educação do Campo do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) e do Centro de Humanidades (CH) da UFCG, além das universidades federais da Paraíba e de Pernambuco.

Os trabalhos foram divididos nos eixos temáticos: saúde, educação, finanças, meio ambiente, gestão, político e demografia. Na ocasião foram apresentados os resultados da pesquisa (em “papers”) pelos professores Kelly Soares, Patrícia Caldas, Irivaldo Oliveira, Luiz Antonio Coelho e Clóvis Alberto.

As pesquisas de cada professor vinculado ao Núcleo de Estudos em Política, Cidadania e Gestão Pública (NUGEP) da UAEDUC visam produzir um diagnóstico amplo sobre os 29 municípios do Cariri Paraibano para a produção de um livro e um evento a ser realizado na cidade de Sumé, no segundo semestre deste ano. Todo o trabalho está sendo coordenado pelo professor Clóvis Alberto do Centro de Humanidades, e ex-professor da UAEDUC/CDSA.

A pesquisa

Há uma demanda social e acadêmica acerca de conhecimento sistematizado sobre os municípios no Brasil. São escassas análises rigorosas e mesmo dados disponíveis, a depender da área, que possibilite um conhecimento apurado sobre a realidade municipal, a qual oriente políticas públicas com vistas a suas alterações.

A pesquisa objetiva contribuir para fechar esta lacuna, sobretudo a partir de um levantamento de um conjunto significativo de variáveis distribuídas em oito diferentes áreas, as quais abarcam a maior parte dos fatores que afetam a vida dos cidadãos.

O projeto tem como unidade de análise para o levantamento os vinte e nove municípios da região do Cariri paraibano. Ao fim este trabalho deverá ser fornecido às administrações públicas dessas cidades um relatório acerca da região com dados e análises que possibilitem maior conhecimento aos gestores públicos, bem como suscitar futuras pesquisas de cunho explicativo por parte de professores, pesquisadores e alunos do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande.

A Pesquisa está sendo desenvolvida pelo NUGEP e tem o apoio do CNPq.

Os dados do grupo de pesquisa podem ser acessados no endereço eletrônico http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=4469709CLT2EOV.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 13/06/2011