topo_cabecalho
UFCG e Prefeitura de Campina Grande oficializam convênio na área de Saúde

Alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Psicologia realizarão estágios na Rede Municipal de Saúde

 

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) firmou convênio de cooperação técnica com a Secretária de Saúde de Campina Grande para que estudantes residentes e internos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Psicologia realizem estágios na Rede Municipal de Saúde. A assinatura do termo, com validade de cinco anos, aconteceu na manhã desta terça-feira, 28.

 

O reitor Thompson Mariz destaca a parceria com o poder público municipal como oportunidade de integração da universidade com os segmentos mais excluídos da população, os que utilizam o sistema público de saúde na atenção básica.

 

Para o prefeito Veneziano Vital do Rêgo, a população campinense será grandemente beneficiada, pois os estudantes que irão estagiar na rede municipal têm a “marca e a qualidade da UFCG”, uma das respeitadas instituições brasileiras de ensino público.

 

A secretária de Saúde de Campina Grande, Tatiana Medeiros, afirmou que a parceria “já existente” se oficializa ampliando o campo de estágio e o número de atendimentos, consolidando-se numa colaboração importante para os profissionais e para a Paraíba, opinião também partilhada pelo diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Paulo de Freitas, que celebra o convênio além do campo de estágio, como plataforma para o cenário de atividades práticas dos cursos, que, “na integração Ensino-Serviço, consolidado o Sistema Único de Saúde (SUS)”.

 

Para o diretor, o convênio não só oficializa a parceria, mas amplia o espaço para que os alunos apliquem os conhecimentos nas atividades de atenção primária - área não contemplada no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), que opera serviços de segundo e terceiro graus de complexidade.

 

Entre os locais para os estágios, serão disponibilizadas as unidades da Estratégia de Saúde da Família, NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), do CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), das Residências Terapêuticas, do Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) e o ISEA (Instituto de Saúde Elpídio de Almeida).

 

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)


Data: 28/06/2011