topo_cabecalho
Programa apóia projetos de cooperação com a Espanha

Foi publicado nesta sexta-feira, 1º de julho, o novo edital do Programa Capes-DGU. A iniciativa seleciona projetos conjuntos de pesquisa com vistas ao intercâmbio científico entre instituições de ensino superior do Brasil e da Espanha, visando à formação de recursos humanos de alto nível nos dois países. As inscrições vão até o dia 16 de agosto.

 

O programa é fruto da parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a Direção Geral de Universidades (DGU) da Espanha e apóia projetos prioritariamente nas áreas: ciências econômicas, educação, matemática, ciências biológicas, meio ambiente, ciências do mar, tecnologia, tecnologia de alimentos, química, psicologia, agricultura e o controle de pragas e ciências do esporte.

 

Inscrições


Para candidatar, a proposta deve estar vinculada a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7. O projeto deve contemplar, principalmente, a formação de pós-graduandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados aos referidos programas e prever a publicação conjunta de artigos científicos.

 

A proposta deve ser apresentada por coordenador de equipe, detentor do título de doutor obtido há pelo menos cinco anos; e ter na equipe no mínimo dois docentes doutores vinculados, além do coordenador. Outros requisitos estão descritos no edital. As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição.

 

Benefícios


Para projetos conjuntos de pesquisa estão previstas missões de trabalho e concessão de bolsas de doutorado-sanduíche e pós-doutorado, além da concessão anual de R$ 10 mil à equipe brasileira, como recursos de material de consumo para a execução do projeto, que serão geridos pelo coordenador da equipe.

 

Para a modalidade Organização de Seminários, Workshops e outras atividades binacionais, serão concedidos aos brasileiros até três passagens aéreas e diárias de no máximo sete dias, quando o seminário/workshop for organizado na Espanha. Caso o evento seja realizado no Brasil, a Capes poderá conceder até R$ 10 mil, de acordo com as normas do Programa de Apoio a Eventos no País (Paep).

 

Cada proposta de projeto conjunto de pesquisa deverá planejar suas atividades considerando que a duração máxima de financiamento dos projetos será de dois anos, renovável igual período. Já a proposta de Organização de Seminários, Workshops e outras atividades binacionais deve planejar suas atividades considerando que a duração máxima de financiamento dos projetos será de um ano, improrrogável.

 

Mais informações sobre o Capes-DGU devem ser solicitadas pelo e-mail cpro@capes.gov.br

 

(Assessoria de Imprensa da Capes)


Data: 01/07/2011