CCBS da UFCG abre inscrições para o Prêmio Professor Joaquim Amorim

Premiação é concedida ao aluno concluinte com melhor desempenho acadêmico

De 12 a 14 deste mês, o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) receberá as inscrições para o Prêmio Professor Joaquim Amorim, concedido ao aluno concluinte do período 2011.1 com melhor desempenho acadêmico. Podem se candidatar, os formandos que tenham coeficiente escolar maior ou igual a oito, sem reprovação ou punição disciplinar durante a graduação.

Os interessados devem formalizar a candidatura na secretaria do CCBS, das 13h às 18h, munidos de declaração da coordenação do curso, currículo com comprovações e cópia legível da carteira de identidade e do CPF. Não serão aceitas inscrições via postal, nem será cobrada taxa de inscrição.

Em forma de certificado, o prêmio foi instituído em 2008 com o objetivo de valorizar e estimular o desempenho acadêmico dos estudantes da área de Saúde do campus de Campina Grande. Além do coeficiente escolar, publicação de artigo técnico ou científico em periódico internacional ou nacional e participação em projetos de Extensão ou Ensino valem pontos para a calssificação.

Joaquim Amorim Neto

O homenageado nasceu em 30 de março de 1934, em Campina Grande, e graduou-se na Faculdade de Medicina de João Pessoa, em 1961, especializando-se em Ginecologia e Obstetrícia. Em 1974, tornou-se professor de Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Campina Grande, hoje CCBS, onde ensinou várias gerações de médicos e chefiou o Departamento de Saúde Materno-Infantil, por dois mandatos. Eterno apaixonado pela disciplina que lecionava, e pela “Faculdade”, foi homenageado e paraninfo de inúmeras turmas.

Obstetra por vocação, com orgulho se autodenominava “parteiro”, atingiu renome nacional, sendo palestrante em congressos por todo o país. Plantonista e diretor do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – ISEA, perseguiu o ideal de garantir assistência obstétrica de boa qualidade à população; contribuindo para o convênio com a Universidade, que transformou a instituição em maternidade-escola. Idealizou e coordenou a Unidade de Gestação de Alto-Risco daquela maternidade, que recebeu o seu nome.

Aposentado como professor, Amorim prosseguiu ligado à disciplina de Obstetrícia, ministrando aulas, e instruções práticas aos alunos residentes. O contato com as novas gerações o estimulava e rejuvenescia. Mesmo doente e em cadeira de rodas, continuou freqüentando o ISEA, participando de seminários com os internos e realizando visita médica ao Alto Risco. O professor Joaquim Amorim faleceu no dia 31 de outubro de 2007.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 05/07/2011