topo_cabecalho
Programa promove intercâmbio de professores do Uruguai

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio de sua Diretoria de Relações Internacionais (DRI), divulga nesta terça-feira, 5,  o processo de seleção de bolsistas para o Programa de Cooperação Internacional Capes/Udelar. O programa, fruto de convênio entre Brasil e Uruguai, tem como objetivo promover o intercâmbio de professores vinculados à Universidad de la Republica (Udelar), visando a formação de recursos humanos de alto nível nas diversas áreas do conhecimento.

 

Para participar da seleção o candidato deve ser cidadão uruguaio, docente da Udelar, não possuir visto permanente no Brasil e não estar inscrito em outro programa de concessão de auxílios ou bolsas de estudo, no Brasil ou no exterior.

 

A inscrição deve ser feita por meio do preenchimento de formulário de inscrição online, até 19 de agosto. Após a transmissão eletrônica do formulário online, uma cópia deverá ser impressa e enviada, via correio tradicional, para a Dirección General de Relaciones y Cooperación da Udelar (Endereço: Av. 18 de julio 1968, segundo piso), juntamente com a documentação complementar descrita no edital.

 

A relação dos candidatos aprovados pelo presente Edital será divulgada na página eletrônica da Capes e no Diário Oficial da União (DOU) até novembro deste ano. As atividades acadêmicas terão início no primeiro semestre de 2012.

 

Benefícios


Os candidatos selecionados receberão bolsa de valor igual ao concedido pelas agências financiadoras aos bolsistas brasileiros no país, de acordo com a Portaria nº 80, de 16 de julho de 2008. As passagens aéreas de ida e volta ficarão a cargo do candidato (bolsista proponente da Udelar). Também não está incluído o pagamento de traslados de qualquer natureza e/ou hospedagem (auxílio instalação), ao bolsista selecionado quando de sua chegada ao Brasil.

 

Acesse a página do programa.

 

(Capes)


Data: 05/07/2011