topo_cabecalho
Integração Nacional vai criar programa de bolsas com a Capes

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, anunciou nesta terça-feira, dia 12, que pretende criar um programa de bolsas com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) voltado para assuntos de interesse da pasta.

 

De acordo com o ministro, a ideia é ter bolsas de pós-graduação --mestrado, doutorado e pós-doutorado-- na área de desastres naturais, gestão de recursos hídricos e desenvolvimento regional para ampliar a quantidade de pesquisas feitas nessas áreas.

 

"O ministério quer aproveitar o conhecimento científico do país para estudar questões de interesse da integração nacional. Além disso, queremos qualificar pessoas em áreas emergentes, como desastres naturais", disse Coelho durante a 63ª reunião anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que acontece em Goiânia.

 

Os recursos para as bolsas sairão do ministério, afirmou Coelho. "É dinheiro novo", anima-se. A quantidade de verba, no entanto, ainda não está definida e deve ser anunciada pelo ministério e pela Capes no final de agosto. "Mas queremos ter as primeiras bolsas ainda neste ano."

 

O ministro disse ainda que a iniciativa do ministério é uma "tentativa" de aproximar a integração nacional da academia brasileira. "A iniciativa das bolsas é um gesto de reconhecimento do trabalho que os cientistas brasileiros têm realizado", disse. "Vamos nos valer do conhecimento científico para direcionar políticas públicas do ministério."

 

Pouco antes do anúncio das bolsas, Coelho criticou a condução do debate sobre o novo Código Florestal pelo governo devido ao pouco espaço dado para os cientistas. "Espero que agora, no Senado, os cientistas sejam mais ouvidos."

 

(Folha.com)


Data: 12/07/2011