Iniciação Científica em debate na SBPC

A Biblioteca da Universidade Federal de Goiás (UFG) recebeu na manhã de hoje (12), aproximadamente 120 coordenadores de Iniciação Científica (PIBIC e PIBITI) e pró-reitores de instituições de ensino e pesquisa de todo o Brasil. A reunião foi aberta pelo diretor de Cooperação Institucional do CNPq/MCT, Manuel Barral Netto, e teve a participação da coordenadora geral de Programas Nacionais, Ana Lúcia Assad, e da coordenadora de Programas Acadêmicos, Lucimar Almeida, ambas do CNPq.

Barral ressaltou a importância do diálogo para construir critérios de avaliação, julgamento e implementação que respeitem as especificidades regionais, mas sejam mais uniformes. “O Programa já tem bastante tempo e evidentemente precisa ser repensado. Uma das necessidades é a sincronização com o calendário escolar e entre todos os cinco programas do CNPq. Além disso, é preciso que tenhamos um intercâmbio sobre a pluralidade dos modelos de avaliação, para que as boas experiências sejam incorporadas por outras instituições”.

O diretor afirmou ainda, que uma das formas de seleção dos estudantes para o programa “Ciência sem Fronteiras” – previsto para ser lançado ainda esse mês pela presidenta da República, Dilma Rousseff – será a participação em programas de IC. “O aluno que participa da Iniciação Científica é mais maduro, mais experiente e consequentemente obtém um maior índice de sucesso”.

Aperfeiçoamento

Atualmente, o PIBIC concede 24 mil bolsas e, em conjunto com os demais programas de IC, o CNPq oferta mais de 35 mil bolsas. Além dos processos de avaliação, foram discutidos diversos assuntos, entre eles o acompanhamento e as normas do Programa. Várias sugestões foram apresentadas pelos participantes, desde a transparência na avaliação, passando pela forma de pagamento para os estudantes do ensino médio, até abertura de um período de consulta pública.

Um dos principais resultados foi o estabelecimento de reuniões regionais, antes da reunião anual que tradicionalmente será realizada durante a SBPC. Três ocorrem ainda este ano, as demais serão no primeiro semestre de 2012. “O objetivo é discutir os indicadores de avaliação, para se fazer as adequações regionais e nacionais”, explicou Ana Lúcia. Na ocasião a coordenadora geral também apresentou o modelo de página da Iniciação Científica, a ser lançada em breve na página do CNPq, que agregará todas as informações disponíveis sobre os programas de IC.

Em sua fala, a coordenadora do PIBIC da Universidade de São Paulo (USP), Maria Inês Rocha Miritello Santoro, contou a trajetória do Programa na instituição. “A Iniciação Científica na USP começou no início da década de 90 e desde o começo é um dos programas de maior sucesso da universidade. O primeiro congresso apresentou pouco mais de 300 trabalhos. Hoje, são quase cinco mil alunos participando. Em pouco tempo identificamos o aumento da pós-graduação, pois esse aluno entra mais cedo no mestrado e no doutorado, tendo uma vida útil mais longa”.

Reuniões

Região Sudeste

Data: 9 e 10 de novembro de 2011

Local: Universidade de São Paulo