Abertas na UFCG inscrições para o PIBITI 2011

Inscrições vão até o dia 5 de agosto

Estão abertas até o dia 5 de agosto, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI 2011). Os interessados deverão procurar as Assessorias de Pesquisa dos Centros de Ensino da UFCG.

Para processo de avaliação, os proponentes terão que encaminhar seus projetos para o Sistema de Avaliação e Acompanhamento de Projeto (SAAP), através do endereço http://saap.ufcg.edu.br. Em seguida deverão ser entregues na Assessoria de Pesquisa, na qual a inscrição será realizada, cópias impressas do projeto, incluindo o plano de atividade do aluno, comprovante do protocolo de envio à Comissão de Bioética, se for o caso, currículo resumido, impressão dos comprovantes de cadastro no grupo de pesquisa e no SAAP e ficha de avaliação do Curriculum Vitae do professor.

Quem pode participar

No caso de alunos, podem participar aqueles regularmente matriculados na UFCG, com Coeficiente de Rendimento Escolar igual ou superior a 7,0, que esteja cadastrado no grupo de pesquisa no qual pertence o orientador, que possua currículo Lattes cadastrado e publicado no CNPq e que dedique-se integralmente as atividades do curso e do projeto.

Já os orientadores, entre outros requisitos, deverão possuir título de Doutor, com vínculo institucional na UFCG, comprovar que é cadastrado em diretórios dos grupos de pesquisa do CNPq, não ser professor substituto, possuir experiência na formação de recursos humanos e responsabilizar-se pela orientação do bolsista nas distintas fases do trabalho tecnológico e de inovação, incluindo a elaboração do relatório final e material para apresentação dos resultados, em congressos, seminários, entre outros.

Calendário

Os projetos serão avaliados de 09 a 12 de agosto. E o resultado da seleção será publicado no dia 17. Após a publicação do resultado, o nome do bolsista deverá ser indicado até o dia 24. A bolsa, no valor de R$ 360 mensais, terá vigência de 01 de setembro de 2011 a 31 de agosto de 2012.

PIBITI

O programa visa estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação Entre os objetivos do programa, destacam-se: a contribuição para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, colaboração na  formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País, bem como elevação da formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade.

Para mais informações e esclarecimentos, acesse o edital.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 19/07/2011