Formuladores do banco de itens devem se cadastrar até o dia 27

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) abriu nesta quarta-feira, 20, o período de cadastramento de professores interessados em elaborar ou revisar itens para o Banco Nacional de Itens (BNI) da educação superior. Os testes serão usados para compor as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deste ano, previsto para 6 de novembro. As inscrições devem ser feitas pela internet, até o dia 27 próximo.

Para se cadastrar, o candidato deve apresentar diploma de graduação emitido e registrado por instituição de educação superior credenciada pelo Ministério da Educação e exercer atividade docente na área escolhida. A formação acadêmica mínima exigida depende de cada área de abrangência avaliada pelo Enade de 2011, descrita no anexo dois do Edital nº 8/2011 do Inep.

Os inscritos com melhor pontuação serão convocados para participar de curso de capacitação, a ser realizada pelo Inep, de 8 a 13 de agosto, em Brasília. Durante o curso, serão informados sobre normas, procedimentos e critérios técnicos necessários para a elaboração e revisão de itens.

Para a capacitação deste ano, os cursos avaliados pelo Enade de 2011 estão reunidos em três grupos. Cada grupo qualificará os professores em dias diferentes — ao fazer a inscrição, o candidato será informado sobre as datas. Somente depois de participar das atividades desenvolvidas na qualificação o professor será considerado apto a elaborar ou revisar as questões. Durante a formação, os participantes assinarão termo de conhecimento, compromisso e sigilo.

Os professores qualificados vão elaborar e revisar itens para organizar 34 provas. O Enade de 2011 é composto por 26 áreas de abrangência — a área de engenharia compreende oito grupos de cursos.

Provas

O exame será aplicado em 6 de novembro, em todo o território nacional, e avaliará cerca de 400 mil estudantes concluintes dos cursos de bacharelado em arquitetura, urbanismo e engenharia; de bacharelado ou licenciatura em biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática e química; de licenciatura em pedagogia, educação física, artes visuais e música; de tecnólogo em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.

A partir deste ano, os alunos ingressantes em cursos de graduação serão avaliados com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edições de 2009 e 2010.

A inscrição deve ser feita na página eletrônica do Inep, conforme estabelece o Edital nº 8/2011.

(MEC)

Data: 20/07/2011