topo_cabecalho
Pesquisador da UFCG alerta para a ocorrência de marés muito altas na Paraíba

Ondas devem chegar a 2,70m nos próximos dois meses

O Projeto ProMarés, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), publicou em sua página na internet um alerta para a ocorrência de marés altas no litoral paraibano, nos próximos dias 1º, 2, 29, 30 e 31 de agosto, e 27, 28 e 29 de setembro.

“Estas marés, quando coincidem com chuvas e ventos fortes, podem trazer graves prejuízos para as populações que residem na orla, em áreas de risco. É nosso dever, então, alertar a sociedade para que providências sejam tomadas, caso as previsões meteorológicas sejam desfavoráveis”, afirma o coordenador do projeto, professor Manoel Gomes Filho, do Departamento de Ciências Atmosféricas da UFCG.

Segundo os cálculos do pesquisador, as ondas devem chegar a 2,70m. “Isso nos causa uma grande preocupação. As áreas suscetíveis a alagamentos deverão ser monitoradas pelos órgãos competentes, uma vez que a descarga dos rios estará comprometida pelo aumento do nível do mar”, disse.

Financiando pelo CNPq e desenvolvido desde 2008, o Projeto ProMarés dedica-se ao estudo e monitoramento do avanço do mar sobre regiões costeiras do Nordeste brasileiro, tendo observado que, nas últimas duas décadas, houve um pronunciado aumento nas temperaturas da superfície do mar e na tensão do vento zonal.

“Estes eventos são compatíveis com a expansão térmica das águas e com o acúmulo de água na fronteira oeste da bacia do Atlântico e poderiam estar associados aos recentes danos observados na região costeira. Entretanto, precisam ser estudados mais cuidadosamente no contexto do aquecimento global, inclusive com monitoramento contínuo e sistemático do aumento do nível do mar”, observou o pesquisador.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)


Data: 25/07/2011