Aluno da UFCG é medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Informática

É da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) o vencedor da primeira medalha de ouro do Brasil na Olimpíada Internacional de Informática (International Olympiad in Informatics - IOI), realizada na cidade de Pattaya, na Tailândia.

Felipe Abella Cavalcante Mendonça de Souza é aluno do curso de Ciências da Computação, no campus de Campina Grande, e conquistou 598 pontos de um máximo de 600. A cerimônia de premiação foi realizada nesta quinta, dia 28.

A competição, em sua 28ª edição, contou com mais de 300 participantes de cerca de 80 países, sendo cada nação representada por, no máximo, quatro estudantes. Cada aluno compete individualmente resolvendo quatro tarefas que envolvem programação de computadores, relacionados essencialmente a algoritmos, em até cinco horas.

Além do ouro, os outros três integrantes da delegação brasileira também trarão medalhas para o país, todas de bronze: Caíque Lira, com 327 pontos; Renato Pinto Junior, com 365 pontos; e Marcos Kawakami, com 360 pontos. Com a soma dos pontos, o Brasil ficou à frente de países como Inglaterra, França, Canadá, Alemanha, Espanha e Argentina.

A Olimpíada Internacional de Informática é uma das cinco olimpíadas acadêmicas para estudantes do ensino superior no mundo. Sua criação foi sugerida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e a primeira edição aconteceu em 1989, na Bulgária.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 28/07/2011