UEPB oferece disciplina aberta em mestrado

O Mestrado em Desenvolvimento Regional (MDR), da Universidade Estadual da Paraiba,  oferecerá, de 08 a 11 de agosto, em caráter concentrado, a disciplina Ecologia Política no Contexto do Desenvolvimento, ministrada pelo professor José Esteban Castro, da Universidade de New Castle (Inglaterra).

A disciplina é aberta. Podem se inscrever alunos de pós-graduação de todos os cursos da UEPB e de outras instituições e graduados em qualquer área do conhecimento, interessados em cursá-la na condição de especial e/ou ouvinte. Alunos de graduação, integrantes de projetos de iniciação científica, também podem participar, mas neste caso só na condição de ouvinte.

As inscrições serão feitas no período de 1º a 4 de agosto, na secretaria do MDR, no campus de Bodocongó. Para isso os interessados devem apresentar cópias de documnentos pessoais (RG, CPF) e comprovantes do processo de formação acadêmica (certificados e/ou declarações para o caso dos alunos de IC). As aulas serão realizadas no auditório da biblioteca, das 14 às 18 horas. O MDR atribui dois créditos para a disciplina.

O curso, de acordo com a coordenação do MDR, promoverá uma introdução à ecologia política, entendida como um estudo interdisciplinar dos conflitos sociais no que se refere aos processos ecológicos e ambientais, inseridos no contexto do debate sobre o desenvolvimento. Assim, os temas das aulas contemplam as relações entre o progresso e meio ambiente em perspectiva histórica, a ecologia política como estudo dos conflitos ambientais, os debates centrais da ecologia política e a ecologia política da água.

A abordagem, segundo o professor José Esteban Castro, pode ser caracterizada como uma ecologia política crítica, com ênfase para a discussão interdisciplinar, envolvendo áreas como Sociologia, Geografia, Antropologia, Economia Ecológica e Ciência Política, além da História, nas vertentes social e ambiental, percorrendo, ainda, as contribuições provenientes do segmento das ciências naturais, física e tecnológica. Informações: (83) 3315 3381; mdr@uepb.edu.br.

(UEPB)

Data: 28/07/2011