Programa Ciência sem Fronteiras terá regras divulgadas na próxima segunda-feira

Na manhã desta quinta (28/7), o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, participou do programa Bom Dia Ministro, da Rádio Nacional. Na entrevista Mercadante anunciou o lançamento da página do Programa Ciência sem Fronteiras, que acontece na próxima segunda-feira (1º/8).

O Programa, lançado nesta semana (26/7), vai investir R$ 3,1 bilhões na oferta de bolsas de estudo para brasileiros nas principais universidades do mundo. Na página será possível encontrar as regras, além de detalhes sobre a seleção, bolsa, editais e datas. “A ciência é internacionalizada. Quanto mais o Brasil participa do desenvolvimento da pesquisa maior o desenvolvimento da ciência, econômico e social”.

O governo vai custear 75 mil bolsas, com recursos federais, e por meio de parcerias com a iniciativa privada espera ofertar outras 25 mil bolsas. O ministro afirmou ainda que o país estuda negociar a simplificação do processo de vistos de trabalho, com os Estados Unidos, para facilitar a entrada dos cientistas e estudantes brasileiros naquele país. Além de acelerar a concessão de visto de trabalho para cientistas estrangeiros de alto nível que virão para o Brasil.

Aloizio Mercadante reafirmou que o principal critério de seleção para os alunos de graduação é a nota de Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (SISU), onde o aluno deverá alcançar no mínimo 600 pontos. “São os melhores estudantes do Brasil, nas melhores universidades do mundo. O esforço que nós vamos fazer agora é no curso de línguas, não só o inglês, mas o espanhol, o alemão e o mandarim”.

O ministro destacou ainda que o programa vai motivar os jovens a estudar cada vez mais, além de atrair jovens talentos para alavancar o Brasil. “O Ciência sem Fronteiras vai impulsionar a Inovação porque estamos focando nas engenharias, nas áreas tecnológicas e nas ciências básicas, são profissionais que vão vir com mais habilidade, mais motivação para alcançarmos a Inovação”.

Veja a apresentação do presidente do CNPq.

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)

Data: 29/07/2011