Medalhista de ouro da Olimpíada Internacional de Informática será homenageado na UFCG

Felipe Abella Cavalcante receberá um troféu em solenidade na tarde desta segunda, dia 1º

O primeiro medalhista de ouro do Brasil na Olimpíada Internacional de Informática, o estudante Felipe Abella Cavalcante, do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), será homenageado na tarde desta segunda-feira, dia 1º, pela instituição universitária, com a entrega de um troféu.

A solenidade, marcada para as 17h, será realizada no Centro de Extensão do campus de Campina Grande e contará com a presença de várias autoridades, dentre os quais o reitor da UFCG, Thompson Mariz; o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo; a diretora da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Francilene Garcia, o vice-diretor do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI), Camilo de Lelis Gondim; o coordenador do curso de Ciência da Computação, Dalton Serey, e o coordenador da Olimpíada Paraibana de Informática, Rohit Gheyi.

Felipe conquistou 598 pontos de um máximo de 600, ficando em 3º lugar no ranking geral, o que lhe garantiu a medalha de ouro. Nas edições 2009 e 2010, ele já havia conquistado a medalha de Prata.

A Olimpíada Internacional de Informática (International Olympiad in Informatics - IOI) é uma das cinco olimpíadas acadêmicas mundiais para estudantes do ensino superior. Sua criação foi sugerida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e a primeira edição aconteceu em 1989, na Bulgária.

Este ano, a competição foi realizada na cidade de Pattaya, na Tailândia, e contou com mais de 300 participantes, de cerca de 80 países. Com a soma dos pontos dos quatro integrantes, a equipe brasileira ficou à frente de países como Inglaterra, França, Canadá, Alemanha, Espanha e Argentina.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 01/08/2011