UFCG homenageia medalhista de ouro da Olimpíada Internacional de Informática

Felipe Abella Cavalcante, do curso de Ciência da Computação, foi o primeiro brasileiro a conquistar medalha de ouro na competição.

Alunos, professores e autoridades políticas lotaram, na tarde desta segunda, dia 1º, o Centro de Extensão José Farias da Nóbrega na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na cerimônia de homenagem ao estudante Felipe Abella Cavalcante, do curso de Ciência da Computação, o primeiro brasileiro a conquistar medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Informática (IOI).

Felipe conquistou 598 pontos de um máximo de 600, ficando em 3º lugar no ranking geral, o que lhe garantiu a medalha de ouro. Nas edições 2009 e 2010, ele já havia conquistado a medalha de Prata.

Na cerimônia, o estudante foi homenageado pela UFCG com a entrega de um troféu. Em sua fala, o reitor Thompson Mariz, cumprimentou os presentes e disse sentir-se muito honrado por ter, entre os alunos da instituição, estudantes como Felipe Abella.

“Desejo muito sucesso ao Felipe e espero que mais estudantes possam obter conquistas como esta. Temos a certeza que esta universidade, ao longo dos anos, tem proporcionado muitas vitórias aos seus alunos. E essas conquistas orgulham não só a instituição, como também o Estado da Paraíba e o Brasil”, ressaltou.

Para o estudante, a homenagem da UFCG foi um momento muito especial. “Estou feliz porque estudei muito para alcançar esta vitória. Quero agradecer à UFCG, em especial ao professor Rohit Gheyi, que também é coordenador da Olimpíada Paraibana de Informática, pelo incentivo e orientações de questões, que contribuíram para que eu me aperfeiçoasse e conquistasse a medalha de outro”, disse.

“Fantástico. É assim que posso definir esta conquista. Desde 2008, quando lançamos a Olimpíada Paraibana de Informática, Felipe vem participando da competição com êxito. E nosso trabalho é justamente esse: incentivar, atrair esses alunos para a instituição e capacitá-los cada vez mais. O resultado são conquistas como essa”, ressaltou Rohit Gheyi.

O prêmio foi entregue pela primeira-dama do município, Ana Cláudia Vital do Rêgo. O governador Ricardo Coutinho se congratulou com Felipe, em mensagem lida pelo diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Braúlio Maia Júnior.

IOI

A Olimpíada Internacional de Informática (International Olympiad in Informatics - IOI) é uma das cinco olimpíadas acadêmicas mundiais para estudantes do ensino superior. Sua criação foi sugerida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e a primeira edição aconteceu em 1989, na Bulgária.

Este ano, a competição foi realizada na cidade de Pattaya, na Tailândia, e contou com mais de 300 participantes, de cerca de 80 países. Com a soma dos pontos dos quatro integrantes, a equipe brasileira ficou à frente de países como Inglaterra, França, Canadá, Alemanha, Espanha e Argentina.

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG)

Data: 01/08/2011