Grupo de Análise Musical da UFCG participará do mais importante congresso musical do País

Ao todo, nove trabalhos foram aceitos pelo XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM)

O Grupo de Análise Musical (GAMA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está comemorando um grande conquista. Ao todo, nove trabalhos desenvolvidos pelo grupo foram aceitos para participação no XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), a mais importante entidade musical do país.

O evento acontecerá de 22 a 26 de agosto em Uberlândia, MG, com a proposta de discutir as relações entre estudos de música e complexidade, privilegiando tanto a reflexão teórica e conceitual sobre o tema como a análise da multiplicidade de fatores relacionados à criação e performances musicais. Na ocasião, estarão reunidos pesquisadores, intérpretes e educadores musicais.

Foram aceitos pelo evento os seguintes trabalhos propostos pelo GAMA: O isomorfismo entre transtornos psicológicos e gestos musicais na composição de Poço dos Desejos e Composição de Obra Original a Partir de Modelagem Sistêmica do Ponteio Nº 13 de Camargo Guarnieri, ambos de autoria do aluno Pedro Miguel de Moraes; Planejamento Composicional a partir de referenciais extra-musicais e intertextuais, de Weskley Dantas; Modelagem Sistêmica Baseada em Cadeias de Markov, dos alunos Rubem José Vasconcelos de Medeiros e Raphael Sousa Santos.

Todos os artigos citados anteriormente foram escritos sob orientação do professor da UFCG, Liduino Pitombeira, que obteve ainda aprovação de dois artigos escritos em co-autoria com o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Flávio Lima. São eles: Fundamentos Teóricos e Estéticos do Uso da Intertextualidade como Ferramenta Composicional e Intertextualidade como ferramenta essencial do desenvolvimento do sistema composicional de Cosmos, para quarteto e flautas-doce e harpa.

Também foi aceito o artigo Coerência Sintática no Sistema Trimodal de José Siqueira, de autoria de Pitombeira e Aynara Dilma Vieira da Silva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além de duas obras musicais aceitas para performance, que serão executadas pela professora de piano da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UAMMI), Maria Di Cavalcanti.

Para mais informações sobre o GAMA, acesse: http://www.gama.musica.ufcg.edu.br/

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 04/08/2011