UFCG desenvolve programa ambiental em Patos

PASS promove ações de coleta seletiva, reciclagem e educação socioambiental em escolas

Muita gente não sabe, mas a produção de uma tonelada de papel branco reciclado evita a derrubada de 15 a 30 árvores, economiza quase 100 mil litros d’água e emprega cinco vezes mais pessoas do que na produção do papel virgem.

Apesar de tantas vantagens, o Brasil só recicla 30% do seu consumo de papéis, papelões e cartões. Em todo o país, apenas cinco cidades fornecem serviço de coleta seletiva a 100% das residências.

Despertar a atenção da sociedade para esta e outras questões ambientais tem sido o papel do Programa de Ações para a Sustentabilidade Socioambiental (PASS), desenvolvido no Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na cidade de Patos, no Sertão da Paraíba.

O programa, em funcionamento desde 2008, inclui dois projetos: Florestal Recicla e Reciclarte com papel. Dentre outras ações, realiza a coleta seletiva no campus de Patos e promove oficinas sobre reutilização de resíduos de garrafas pet e papel em escolas públicas do município, além da educação ambiental para a sustentabilidade.

“Foi durante a realização da disciplina Introdução à Ciência Florestal, em 2007, que a professora Joedla Rodrigues identificou a necessidade de se criar mecanismos para sensibilização quanto à questão ambiental que, ainda hoje, apesar de sua relevância, é tratada como um tema marginal”, comenta o professor Edevaldo da Silva,coordenador do projeto Florestal Recicla.

Ele explica que, com a publicação do Decreto Federal 5940, que institui a obrigatoriedade da coleta seletiva solidária no âmbito das instituições federais, deu-se início ao treinamento dos membros do campus para a coleta seletiva. “Uma alternativa para se iniciar o projeto a partir de ações concretas que viabilizassem a discussão e sensibilização para questões ambientais de maior profundidade”, disse.

Segundo o coordenador, atualmente o programa está ampliando suas ações com o fortalecimento da educação ambiental no município de Patos a partir da identificação de seus atores principais, com o projeto Quem é quem na educação ambiental em Patos.

“O objetivo é construir uma rede de informações que fortaleça a atividade, inclusive programa-se a realização de um seminário ainda este ano na temática Educação ambiental e Sustentabilidade, como mecanismos para se vencer a descontinuidade na atividade foco do programa”, adianta.

O PASS ainda produz e publica mensalmente, via e-mail, o informativo Florestal Recicla, além de manter uma página na internet (www.florestalrecicla.com), onde é possível acompanhar as últimas novidades sobre sustentabilidade, meio ambiente e ecologia.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 08/08/2011