topo_cabecalho
Laboratório da UFCG é destaque na imprensa cearense

Trabalho desenvolvido pelo Labdes foi abordado em matérias do Diário do Nordeste e da TV Diário

 

Transformar águas subterrâneas, com alto índice de salinidade, em água potável, de boa qualidade, garantindo a sobrevivência e o desenvolvimento sustentável de comunidades inteiras. É esse o importante trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Referência em Dessalinização (Labdes) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que frequentemente recebe a atenção da imprensa regional e nacional.

 

Nesta semana não foi diferente. Na última segunda-feira, dia 8, o projeto Água: Fonte de Alimento e Renda foi o destaque do caderno especial Esperança: Retrato Sertanejo, publicado no Diário do Nordeste, de Fortaleza, CE.

 

Ocupando uma página inteira, a reportagem aborda o trabalho desenvolvido pelo Labdes na comunidade de Uruçu, distrito de São João do Cariri, no semiárido paraibano, onde 40 famílias foram beneficiadas com a instalação de um dessalinizador e passaram a consumir água de boa qualidade. Reunidas em cooperativa, ainda desenvolvem projetos de cultivo de hortaliças e criação de peixes.

 

“O solo do semiárido é cristalino por causa da composição da sua geoquímica. Isso significa dizer que a água da chuva que cai tende a ficar salobra e imprópria para o consumo humano. Daí nasce o uso dos processos de membranas para dessalinização dessas águas com o objetivo de torná-las consumíveis”, explica na matéria o professor Kepler França, coordenador do Labdes.

 

Veja aqui a matéria (edição de segunda-feira, dia 8, caderno Especial, página 12).

 

TV

 

Além da reportagem publicada no jornal, o trabalho do Labdes também foi objeto de matéria produzida para o programa Expedições, da TV Diário, também de Fortaleza, CE. Com duração de 30 minutos, o programa é apresentado pela jornalista Clotilde Dantas e vai ao ar toda terça-feira, às 20h30min. As matérias já veiculadas podem ser acessadas na página do programa na internet.

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)


Data: 10/08/2011