Professor da UFCG apresenta trabalho científico em Congresso Nacional de Excelência em Gestão

Evento acontece nos dias 12 e 13 de agosto no Rio de Janeiro

O professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), José Ribamar Marques de Carvalho, participará nos dias 12 e 13 de agosto do VII Congresso Nacional de Excelência em Gestão da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro.

Na ocasião, Carvalho apresentará dois artigos científicos. O primeiro, Proposta e validação de indicadores de sustentabilidade hidroambiental para bacias hidrográficas: estudo de caso na sub-bacia do Rio Piranhas, PB, escrito em co-autoria com Gesinaldo Ataíde Cândido, Wilson Fadlo Curi e Enyedja Kerlly Martins de Carvalho.

A pesquisa objetivou verificar o nível de sustentabilidade hidroambiental dos municípios localizados na sub-bacia hidrográfica do Alto Piranhas.  Os resultados obtidos apontam que os municípios com melhores performances hidroambiental foram: Cajazeiras, Sousa, Cachoeira dos Índios, Uiraúna, Santa Cruz, Santa Helena e Lastro. Em contrapartida, os municípios de Poço Dantas, Santarém, Vieirópolis, Bernardino Batista e Poço José de Moura apresentaram as piores performances.

O segundo estudo, Percepção interdisciplinar: um olhar dos discentes de pós-graduação em Recursos Naturais, apontou quatro fatores relevantes em relação à percepção interdisciplinar dos discentes estudados: Perspectivas de uma prática Interdisciplinar , Interesse Discente pela Interdisciplinaridade, Estratégias para a Interdisciplinaridade Ambiental na Pós-Graduação e Relevância da Temática e Falta de Integração das Disciplinas do Programa.

Ainda de acordo com o estudo, os desafios para a inserção da interdisciplinaridade poderão ser superados quando a questão for tratada com maior consistência pelo colegiado, professores e discentes, de maneira que possam efetivamente refletir as necessidades que a área ambiental necessita. A pesquisa foi escrita em co-autoria com José Mancinelli Lêdo do Nascimento e Ireneide Gomes de Abreu.

Sobre o autor

José Ribamar Marques de Carvalho é professor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), campus de Sousa, e líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Administração, Contabilidade e Sustentabilidade (GEPCON). Atualmente, é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PPGRN) da UFCG.

Para mais informações sobre os artigos, acesse: http://www.excelenciaemgestao.org

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 10/08/2011