topo_cabecalho
A partir de 2012, Enem terá vistas de provas

O MEC (Ministério da Educação) e o Ministério Público Federal firmaram nesta terça(9) um acordo que dará aos candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acesso a suas provas corrigidas, a partir de 2012.

 

Até hoje, as chamadas "vistas de provas" no Enem não são permitidas, a despeito de ações movidas pelo Ministério Público Federal.

 

A proibição vale inclusive para o Enem deste ano, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro.

 

Segundo o acordo, ao qual a Folha teve acesso, as vistas serão de "caráter meramente pedagógico". Ou seja, os alunos continuarão sem poder apresentar recursos às correções.

 

Hoje, o que existe é o recurso de ofício, que ocorre automaticamente. Segundo esse mecanismo, quando os dois primeiros corretores da redação chegam a uma nota muito discrepante sobre o mesmo texto, um terceiro é chamado a opinar.

 

O acordo, previsto para durar inicialmente até 2016, não detalha como o acesso ocorrerá --se por meio eletrônico ou físico.

 

Mas afirma que, "na hipótese de existir qualquer dificuldade operacional ao cumprimento das obrigações", o MEC terá dez dias "para manifestação", antes da "adoção de qualquer medida".

 

Apesar de visar pacificar judicialmente o assunto, a existência do acordo não impede que novas ações sejam movidas pelo direito de acesso a provas corrigidas já em 2011.

 

Há uma semana, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região reverteu uma decisão da Justiça Federal em Brasília que determinava as "vistas".

 

(Folha.com)


Data: 10/08/2011