topo_cabecalho
Segunda edição de Introdução à Sociologia das Secas será lançada na UFCG

Livro é de autoria de José Lopes de Andrade

 

Entender a seca no Nordeste além do fenômeno natural, mas, sobretudo, social. É o que propõe o livro Introdução à Sociologia das Secas, de José Lopes de Andrade, que será lançado no próximo dia 26 de agosto, a partir das 8h, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

 

Na ocasião do lançamento da segunda edição do livro, acontecerá uma programação especial com palestras dos professores Antônio Virgílio Brasileiro Silva, Rômulo de Araújo Lima e Digelma Ribeiro Victor, além de depoimentos de familiares e amigos do autor.

 

O lançamento é uma promoção do Centro de Humanidades (CH) em parceria com a Associação dos Aposentados (ASAP).

 

Sobre o autor

 

José Lopes de Andrade nasceu no dia 28 de julho de 1914, em Queimadas, na Paraíba, e faleceu no Rio de Janeiro, em 13 de abril de 1980. Foi aluno da turma pioneira do Curso de História e Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Já formado exerceu importantes cargos administrativos nas esferas municipal, estadual e federal. Também foi um dos fundadores da antiga Escola Técnica Municipal e da Faculdade de Ciências Econômicas de Campina Grande. Integrou o corpo docente da Universidade Regional do Nordeste (URNE, atual UEPB) e da UFPB, campus I e II. Além de professor também foi jornalista. São de sua autoria obras como Breve discurso sobre a sociedade e as secas no Nordeste, 1943; Introdução à sociologia das secas, 1948; A província, essa esquecida, 1949; Forma e
efeito das migrações do Nordeste
, 1952.

 

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)


Data: 11/08/2011