topo_cabecalho
Professora da UFCG publica livro sobre violência contra mulheres na mídia

Lançamento acontece nesta terça no campus de Campina Grande

 

Mulheres em Pauta: gênero e violência na Agenda midiática é o título do livro que a professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Sandra Raquew dos Santos, lança às 18h desta terça, dia 16, na Sala 15 do Centro de Humanidades, no campus de Campina Grande. A apresentação será feita pela professora Elisabeth Lima, do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais.

 

A publicação, resultado de uma pesquisa sobre a produção social das notícias, analisa as práticas de agendamento, na imprensa, sobre a violência contra mulheres, e mostra, conforme a autora, “como se constroem as representações sociais de gênero no discurso midiático, trazidas ora pela dramaticidade dos crimes contra mulheres, ora pela ação estratégica da sociedade civil organizada, através da iniciativa de ONGs feministas da Paraíba”.

 

O livro torna visível, a partir da reflexão sobre a agenda jornalística, a busca por incluir um tema tão denso na esfera pública midiática, apresentando-o sob diferentes perspectivas. A publicação revela ainda como a pauta da violência contra mulheres, em alguns casos, passa por um processo de intensificação na mídia e noutros momentos chega a uma quase total invisibilidade.

 

Sobre a autora

 

Sandra Raquew dos Santos é jornalista e radialista. Possui doutorado em Sociologia e mestrado em Educação, ambos pela UFPB. Pela EdUFPB, tem ainda publicados os seguintes livros: Gênero, rádio e educomunicação: caminhos entrelaçados (2005) e Cartografias: escritos sobre mídia, cultura e sociedade (2008). Atua como docente no PPGCS e na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da UFCG, e como pesquisadora desenvolvendo projetos junto ao CNPq.


Data: 15/08/2011