Pombal celebra 5 anos do campus da UFCG com sessão especial

Câmara Municipal foi instalada no CCTA, na manhã desta segunda

Homens e Fatos. Foi esse o mote dos discursos proferidos na manhã desta segunda-feira, 15, na sessão especial da Câmara de Vereadores de Pombal, realizada no auditório do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em comemoração aos cinco anos de criação do campus da UFCG na cidade.

Nomes como o do padre Sólon Dantas e do prefeito Jairo Feitosa, ambos in memorian, e do reitor Thompson Mariz, entre outros, foram constantemente citados pelos oradores que, seguindo a temática do ex-diretor do CCTA, Martinho Salgado - também um dos reverenciados -, trafegaram por datas e relatos históricos que desembocaram na criação do campus.

O vereador Alcides Gomes, aluno do CCTA, declamou sua alegria da construção à consolidação de um sonho frutificado pela luta do povo. Palavras que foram renovadas e reforçadas pelos vereadores Josevaldo Vieira, no “ainda é pouco para o que a UFCG e Pombal merecem” e Paulo Gomes, no vislumbrar de Pombal como uma das principais cidades do Sertão paraibano.

A prefeita municipal Poliana Feitosa falou do entusiasmo e felicidade refletidos na qualidade de vida do município. Enalteceu a mobilização popular e a política do ex-presidente Lula que, junto ao empenho do então prefeito Jairo Feitosa, do reitor Thompson Mariz e do deputado Luiz Couto, tornaram Pombal uma cidade universitária. Elencando ações a ser promovidas, como a iluminação do acesso ao campus, afirmou que era compromisso dos gestores e da população da cidade fazer jus a essa conquista.

O ex-diretor do CCTA, Martinho Salgado, ao falar de “Homens e Datas”, trafegou por encontros e decisões históricas. Como folheando um almanaque de lembranças, relembrou diálogos e o clima de irmandade - entre ele, o reitor e o então prefeito da cidade - nos momentos que antecederam à criação do campus de Pombal.

Ao agradecer aos que contribuíram para a implantação do CCTA, o diretor do campus de Cajazeiras, José Cesário, deu testemunho das dificuldades anteriores de se cursar uma universidade na região. E relembrou o seu tempo de picolezeiro e a sua trajetória pelo “maior benefício social recebido pelo povo: a educação”.

O diretor Roberto Clayton afirmou que o “sonho” está dando certo e que os avanços já são percebidos também nas cidades circunvizinhas, com a inclusão social e o aquecimento da economia. Falou das ações promovidas e das demandas mais urgentes, a exemplo da fazenda experimental. “Embora planejar novos cursos seja importante, precisamos continuar qualificando os atuais. Sempre construindo e adquirindo equipamentos, livros e espaços para as suas práticas e pesquisas”, pontuou.

Ao encerrar a cerimônia, o reitor Thompson Mariz agradeceu pelo reconhecimento recebido e as palavras que enalteceram suas ações na gestão da UFCG, pela expansão do ensino superior no estado e, especialmente, por sua contribuição para a criação da UFCG. E fez questão de dividir as homenagens com sua equipe administrativa, “que acreditou no projeto e se envolveu ilimitadamente para a sua concretização”.

Mariz fez uma análise do momento nacional - da política do MEC para a criação de universidades e campi - e das questões socioeconômicas que o fizeram decidir pela criação de um campus da UFCG em Pombal.

Ao afirmar que “daqui a dez anos a cidade será outra”, o reitor pediu aos poderes legislativo e executivo reflexões, projetos e ações que preparem a cidade para o futuro promissor.

Programação

No período da tarde, também no auditório do CCTA, aconteceu à aula inaugural do Mestrado Profissionalizante em Sistemas Agroindustriais, proferida pelo coordenador do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da UFCG, Carlos Minor Tomiyoshi, sobre Propriedade Intelectual; Em seguida, no início da noite, o reitor fez a entrega de diplomas aos concluintes do curso de Agronomia.

Também estiveram presentes às solenidades, o pró-reitor de Ensino, Vicemário Simões, e os diretores Paulo de Freitas, do CCBS, e Márcio Caniello do CDSA.

As comemorações começaram na noite de domingo, 14, com a realização de uma missa em Ação de Graça na Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 15/08/2011