Mudas de palmeiras imperiais são plantadas na UFCG

Ação foi realizada nesta terça por alunos do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais

Unir a teoria à prática. Foi assim que 14 estudantes da disciplina Agroecologia, do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) arregaçaram as mangas e realizaram, nesta terça, dia 16, o plantio de 30 mudas de palmeiras imperiais no campus de Campina Grande.

“O local escolhido foi a Alameda das Palmeiras Imperiais, no Setor B, implantada quando da expansão do campus em 1979, sob o incentivo do professor Átila Almeida”, lembra o professor Jógerson Pinto Gomes, que promoveu a ação.

“Para os estudantes foi uma atividade lúdica e prazerosa, cuja motivação maior foi a experimentação da educação ambiental voltada à preservação e recuperação do meio ambiente do campus. É a partir das mudas plantadas que haveremos de minimizar o efeito estufa na mitigação do dióxido de carbono, que servirá de testes em pesquisas futuras, podendo revelar novas funções no sequestro de carbono atmosférico”, esclarece.

As mudas foram produzidas no Horto Florestal da Prefeitura Municipal, situado às margens do Açude de Bodocongó. Segundo o professor, as palmeiras imperiais tiveram sua introdução no país na época do Império e representavam o status das famílias abastadas. “Na época, havia forte controle para não haver disseminação dessas plantas e o prestígio ficar restrito a meia dúzia de famílias. No entanto, consta que alguns escravos burlaram a vigilância e chegava a comprar a carta de alforria vendendo sementes de palmeiras imperiais que catavam à noite”, comenta.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 17/08/2011