Equipe da UFCG vence Maratona de Programação da USP

Time campinense foi o único a acertar todas as questões

Como uma verdadeira tropa de elite, uma equipe da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) conquistou no último domingo, dia 21, o 1º lugar da Maratona de Programação dos Alunos da Universidade de São Paulo (USP). Participaram da competição 120 equipes de todo o país.

Formada por Felipe Abella, Diogo Anderson e Phyllipe Cesar, a equipe campinense (intitulada Não Vai Subir Ninguém, em alusão à frase do Capitão Nascimento, no filme Tropa de Elite) foi a única a acertar todas as dez questões, acumulando 1.253 pontos.

“A maratona serve para selecionar as equipes da universidade paulista que vão participar da competição internacional anual de programação entre universidades - a ACM International Collegiate Programming Contest -, mas também é aberta para a participação de outras instituições”, observa o professor Rohit Gheyi, orientador do time da UFCG.

O concurso foi realizado de forma presencial no Centro de Ensino de Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME), da USP, e também à distância, através da internet. Cada time teve 5 horas para resolver 10 problemas envolvendo projetos e implementação de algoritmos.

Um dos componentes da equipe da UFCG, Felipe Abella Cavalcante já é veterano em premiações. No mês passado, por exemplo, ele ganhou a primeira medalha de ouro do Brasil na Olimpíada Internacional de Informática (International Olympiad in Informatics - IOI), realizada na cidade de Pattaya, na Tailândia. Ele conquistou 598 pontos de um máximo de 600.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 23/08/2011