Cadastro de discentes ganhará versão 2.0

O cadastro de discentes, aplicativo que armazena e atualiza os dados relativos à comunidade dos alunos de mestrado e doutorado, passará por melhorias a partir do dia 8 de setembro.

A versão 2.0 do aplicativo terá, entre outras funções, novo processo de cadastramento de pró-reitores e coordenadores; busca de endereço nos correios a partir do CEP; integração direta com o Sistema de Acompanhamento de Concessões (SAC); link de acesso à opção "esqueci minha senha"; validação na inclusão de bolsas Capes e outras agências de fomento.

Conheça todas as novas ferramentas e funções:

·       Interface e tecnologia novas;

·       Perfis de acesso ao sistema: pró-reitor e coordenador de programa;

·       Novo processo de cadastramento de pró-reitores e coordenadores;

·       Busca de endereço nos correios a partir do CEP;

·       Envio de e-mail automático contendo login e senha aos pró-reitores e coordenadores dos programas;

·       Envio de e-mail automático contendo notificação de cadastramento aos coordenadores de programa;

·       Pesquisa de discentes por CPF e por situação: ativo, trancado, desligado e titulado;

·       Resultados de pesquisa de discentes em páginas;

·       Inclusão de novas regras de atualização da situação do discente;

·       Validação de datas: de matrícula, de previsão de conclusão (defesa de tese/dissertação), de situação do discente, de admissão e desligamento no vínculo empregatício, início e fim de bolsa;

·       Emissão de relatórios em formato CSV;

·       Adequação às regras da portaria conjunta Capes/CNPQ nº 001, de 15 de julho de 2010, que dispõe sobre a questão do vínculo empregatício de bolsistas das respectivas agências;

·       Validação na inclusão de bolsas Capes e outras agências de fomento;

·       Integração direta com o Sistema de Acompanhamento de Concessões (SAC);

·       Melhoria na inserção de vínculo empregatício;

·       Melhoria nas mensagens de notificações diversas do cadastro de discentes;

·       Link de acesso à opção "esqueci minha senha";

·       Link de acesso ao sistema SAC para discentes que são bolsistas SAC e estão com situação "trancado".

Cadastro de Discentes

Criado em março de 2006, o Cadastro de Discentes armazena e mantém atualizados todos os dados relativos à comunidade dos alunos de mestrado e doutorado, desde a matrícula até a titulação. Trata-se do instrumento formal de registro do envio das teses e dissertações para o Banco de Teses da Capes, disponibilizado no site Domínio Público, no portal do Ministério da Educação.

O cadastro fica aberto o ano todo em fluxo contínuo. Acesse o Cadastro de Discentes.

(Capes)

Data: 23/08/2011