topo_cabecalho
2ª edição de Introdução à Sociologia das Secas será lançada nesta sexta

Evento acontece a partir das 8h no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, campus de Campina Grande

 

Será lançada nesta sexta, dia 26, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a segunda edição do livro Introdução à Sociologia das Secas, de José Lopes de Andrade. O evento acontece a partir das 8h no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, campus de Campina Grande.

 

A obra, que teve sua primeira edição lançada em 1948, se propõe a entender a seca no Nordeste além do fenômeno natural, mas, sobretudo, social.

 

Na ocasião do lançamento, acontecerá uma programação especial com palestras dos professores Antônio Virgílio Brasileiro Silva, Rômulo de Araújo Lima e Digelma Ribeiro Victor, além de depoimentos de familiares e amigos do autor.

 

O lançamento é uma promoção do Centro de Humanidades (CH) em parceria com a Associação dos Aposentados (ASAP).

 

Sobre o autor

 

José Lopes de Andrade nasceu no dia 28 de julho de 1914, em Queimadas, na Paraíba, e faleceu no Rio de Janeiro, em 13 de abril de 1980. Foi aluno da turma pioneira do Curso de História e Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Já formado exerceu importantes cargos administrativos nas esferas municipal, estadual e federal. Também foi um dos fundadores da antiga Escola Técnica Municipal e da Faculdade de Ciências Econômicas de Campina Grande. Integrou o corpo docente da Universidade Regional do Nordeste (URNE, atual UEPB) e da UFPB, campus I e II. Além de professor também foi jornalista. São de sua autoria obras como Breve discurso sobre a sociedade e as secas no Nordeste, 1943; Introdução à sociologia das secas, 1948; A província, essa esquecida, 1949; Forma e
efeito das migrações do Nordeste
, 1952.

 

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG)


Data: 25/08/2011