Matemático russo fará conferência na UFCG

Ivan Chestakov é um dos mais renomados pesquisadores do país

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) receberá na próxima semana a visita de um dos mais renomados matemáticos do país, o professor Ivan Chestakov, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP).

Pesquisador internacionalmente reconhecido, Chestakov vem apresentar conferência sobre Automorfismos de Polinômios. A atividade está marcada para começar às 10h15min da próxima sexta, dia 2, no auditório da Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística (UAME), Bloco CX, no campus de Campina Grande.

Perfil

Nascido em Zaval, uma aldeia siberiana na então União Soviética, Ivan Chestakov formou-se em 1970 na Universidade de Novosibirsk. Em 1972, ganhou a medalha da Academia de Ciências da URSS e em 1973 concluiu o doutorado no Instituto de Matemática de Sobolev.

Veio para o Brasil em 1998, a convite da USP, para passar um ano como professor convidado. Decidiu ficar e em 1999 tornou-se professor titular. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Teoria de Anéis, atuando principalmente nos temas: álgebras e superálgebras alternativas, de Jordan e de Malcev, PI-álgebras, álgebras livres e seus automorfismos, álgebras de Poisson e teoria de representações e deformação quântica.

Em 2007 recebeu o prêmio E.H. Moore de Pesquisa da Sociedade Norte-Americana de Matemática por criar algoritmo que comprova a conjectura de Nagata, problema de análise de polinômios que persistia desde 1972.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 26/08/2011