18 maneiras de educar a si mesmo todo dia

Siga alguns passos simples que podem te ajudar a aprender mais e aumentar o seu conhecimento rapidamente.

Se você quer começar a educar a si mesmo e tornar disso um hábito diário, pode começar a incorporar algumas práticas no seu dia-a-dia que, no final, farão você pegar gosto pela aprendizagem e fazer disso uma coisa divertida. Se você já for um pouquinho nerd, o processo será ainda mais fácil. Veja alguns passos que podem te ajudar a conseguir o objetivo:

1. Assista a um talk do TED todo dia

Com conversas cheias de boas ideias e com pessoas interessantes, as entrevistas do TED são exatamente o tipo de ideia que valem a pena ouvir e pensar a respeito.

2. Leia um artigo aleatório do ”How Stuff Works” todo dia

Os artigos são fáceis, rápidos, informativos, e dão a você uma ideia do assunto, o que pode fazer com que você se interesse em realizar uma pesquisa mais aprofundada.

3. Leia por meia hora todo dia antes de dormir

O hábito de ler por meia hora diariamente pode te colocar “dentro” da leitura e, claro, te ajudar a educar-se. 30 minutos não é uma meta tão difícil de alcançar e, com essa prática você consegue terminar um livro a cada duas semanas. Isso dá aproximadamente 26 livros em um ano.

4. Aprenda mais sobre o seu emprego

Mantenha-se mais focado no trabalho. Separe um tempo para entender qual a dinâmica do seu trabalho e porque você realiza as suas funções no escritório, ao invés de simplesmente realizá-las. Faça uma pesquisa sobre o lugar onde você trabalha.

5. Transforme o ato de aprender em diversão

Gastar o tempo investindo em si mesmo e aprendendo mais sobre o seu mundo já deve ser uma coisa divertida. Mas você pode tornar isso ainda mais divertido envolvendo outras pessoas no processo. Assista documentários e jogue jogos de perguntas e respostas com seus amigos e familiares.

6. Trabalhe em um quebra-cabeças todo dia

Pode ser um quebra cabeça comum, charadas, enigmas matemáticos... Qualquer coisa que te leve a exercitar as habilidades mentais. Você pode comprar aqueles livrinhos de enigmas e ao fazer um por dia ficará cada vez mais fácil.

7. Leia clássicos

Você deve se esforçar para ler livros mais desafiantes, com um propósito de não ser apenas uma “boa leitura”, mas também uma oportunidade de expandir o seu vocabulário. Os clássicos são ótimos para isso. Talvez não seja tão divertido lê-los, mas você vai se sentir orgulhoso ao conseguir terminar um.

8. Jogue “Free Rice” por alguns minutos todo dia

O Free Rice é um site de perguntas em que, a cada resposta correta, alguns grãos de arroz são doados para o Programa Mundial de Alimentos, para acabar com a fome no mundo. Respondendo as questões você desenvolve e treina o seu vocabulário e ainda ajuda a eliminar a fome.

9. Aprenda uma palavra nova todo dia

A maioria dos dicionários online tem a ferramenta ”Palavra do dia” , e você pode se inscrever por e-mail, ou simplesmente checar online. Além de aprender a palavra, tenha como objetivo usá-la três vezes ao longo do dia.

10. Assista documentários

Assistir documentários nunca foi tão fácil. Além de assisti-los pela TV, você pode usar também o “Youtube” . Você pode assistir temas sobre os quais não tem conhecimento nenhum ou sobre aqueles que realmente te interessam.

11. Acompanhe blogs interessantes

Encontre alguns blogs que te inspirem e leia as ideias e pensamentos dos blogueiros. Outra opção é assinar uma revista que você realmente gosta.

12. Tenha aulas

Qual o melhor jeito de se auto-educar do que tomando aulas? Encontre um assunto que você não se importa de aprender mais e comece.

13. Aprenda uma nova língua

Existe alguma língua que você se interessa em aprender? Comece agora. Tenha aulas, contrate um professor particular, assista vídeos online... Encontre um tempo na sua vida para se dedicar a esse propósito.

14. Encontre um novo hobby/ Se dedique mais ao seu hobby atual

Todo mundo tem uma coisa que gosta de fazer só por diversão. Se você não tem, encontre ou invente uma. Escolher é fácil, mas você precisa se dedicar a isso. Mesmo que o hobby deva ser divertido, para ver algum resultado sempre é necessário comprometimento. Aprenda tudo sobre seu hobby, tanto na teoria quanto na prática.

15. Tente novas receitas

Você pode comprar um novo livro de receitas, escrever para uma revista que fale do tema, ou mesmo procurar na internet. Para tornar o trabalho mais divertido você pode dividi-las por temas.

16. Pratique jogos de memória

Uma coisa é você encher a cabeça com informações. Outra completamente diferente é você acessar esses dados quando quer. Nenhum gênio é reconhecido assim se não conseguir se recordar das informações que guardou. Trabalhando a sua memória você pode desenvolver suas habilidades para manter novos conhecimentos disponíveis para quando você precisar disso.

17. Leia as manchetes

Você não deve sair de casa sem ter ao menos uma ideia do que está acontecendo no mundo. E não há mal nenhum em saber o básico sobre esses assuntos, mesmo que as notícias estejam se multiplicando cada vez mais.

18. Quando estiver fazendo algo novo ou viajando para algum lugar, tire um tempo para aprender

Se você nunca tem ideias de como começar a aprender algo novo, esta é uma ótima maneira de conseguir ideias. Use a sua vida como experiência. Se você está planejando uma viagem de férias ou mesmo de fim de semana, aprenda mais sobre a cidade para onde você está indo, etc. Se você conhece algum amigo especializado em uma área diferente da sua, pesquise mais sobre a profissão dele.

(Universia)

Data: 26/08/2011