topo_cabecalho
UFCG Mobile será lançado nesta semana

Versão da página da instituição na internet é adaptada para visualização em celulares e smartphones

 

Será lançada nesta semana pelo Serviço de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a versão mobile (móvel) do portal da instituição - o UFCG Mobile. A versão possui tamanho adequado para visualização nas telas pequenas de telefones celulares, smartphones ou outros dispositivos móveis.

 

“Hoje em dia, com a facilidade de acesso à internet através dos dispositivos móveis, é essencial para uma instituição como a UFCG disponibilizar uma versão móvel de sua webpage”, justifica o gerente do STI, Oscar William.

 

“Em páginas não adaptadas, fica muito difícil para o usuário de um celular, por exemplo, conseguir navegar ou até mesmo ler o conteúdo publicado. Já na versão mobile, o tamanho das letras garante uma boa visibilidade e a navegação é bem simples”, disse.

 

Para acessar o UFCG Mobile, basta entrar no portal convencional da instituição (www.ufcg.edu.br). O redirecionamento será automático. Através do novo serviço, os usuários terão acesso às sessões de Notícias, Webmail, Protocolo, Procuradoria e Comunicação e editais.

 

“A idéia é facilitar a divulgação das ações e projetos realizados pela UFCG, bem como o acompanhamento de processos em tramitação na instituição, além de garantir o acesso ao e-mail institucional de forma bastante prática”, assegura Diogo Vilar, um dos desenvolvedores.

 

Ele explica que a versão que será disponibilizada nos próximos dias está adaptada para aparelhos WAPs, (celulares mais simples, que não possuem muitos efeitos gráficos). “Mas já estamos trabalhando em uma versão para smartphones que permite o uso de recursos visuais mais sofisticados”, adianta.

 

Além da versão mobile, o STI também trabalha no desenvolvimento de um novo portal para a UFCG, em sua versão convencional. “Estamos avaliando sugestões de setores como a Assessoria de Comunicação, que apresentou um estudo muito bem fundamentado, que está servindo de base para o nosso projeto”, finalizou.

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)


Data: 16/09/2011