topo_cabecalho
Representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia da Alemanha visitam a UFCG

Objetivo é acompanhar projeto de cooperação internacional na área de gestão de recursos hídricos

 

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 28, duas representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia da Alemanha que estão no Brasil avaliando as áreas experimentais onde será desenvolvido um projeto de cooperação internacional na área de gestão de recursos hídricos.

 

Envolvendo onze instituições alemãs e quinze brasileiras, o projeto, intitulado Estratégias e tecnologias para redução da escassez d’água no Nordeste Brasileiro, está sendo coordenado pela UFCG em conjunto com a Universidade de Göttingen, da Alemanha, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e a Agência Nacional de Águas (ANA). Deve envolver recursos da ordem de R$ 20 milhões e já tem financiamentos assegurados oriundos da Alemanha e do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro).

 

O projeto terá duração inicial de 3 anos, podendo estender-se até 9 anos, e será desenvolvido em áreas experimentais nos estados da Paraíba (envolvendo as cidades de João Pessoa, Campina Grande e Sumé), Pernambuco e Rio Grande do Norte.

 

Baseia-se parcialmente nos resultados de dois grandes projetos europeus - ReclaimWater e Gabardine - e pretende desenvolver tecnologias inovadoras nas áreas de tratamento de efluentes domésticos e industriais, reúso de água na agricultura irrigada e nas indústrias, manejo integrado de recursos hídricos superficiais e subterrâneos, sistemas de informação e suporte à tomada de decisão, enfocando o combate à poluição e escassez hídrica no Nordeste brasileiro.

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)


Data: 29/09/2011