CDSA comemora dois de funcionamento com eventos e inaugurações

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, comemorou os dois anos de funcionamento com uma vasta programação marcada pela realização de eventos e inaugurações durante esta a quarta-feira, 28 de setembro.

Foram realizadas inaugurações de obras executadas pela Direção através da Prefeitura do Campus além da comemoração do Dia Nacional do Surdo – na parte da tarde, e da abertura do I Simpósio sobre Instituições, Gestão Pública e Desenvolvimento Sustentável, à noite.

Na parte da tarde foram inauguradas pelo diretor do CDSA, Márcio Caniello, além da sede do Núcleo de Produção Agropecuária e da Praça do Laboratório de Informática a Fazendinha Experimental, a passarela de ligação da Central de Aulas I ao antigo ambiente de aulas e sua respectiva iluminação, o Perfil de Solos, a caixa d’água do setor do Nupagro e o Minhocário, obras executadas pela Direção através da Prefeitura do Campus.

Caniello destacou o trabalho desenvolvido pela professora Ana Cristina Chacon Lisboa a frente do Nupagro, e o empenho de sua equipe para transformar o setor numa referência para o CDSA quanto à produção agropecuária. “O Nupagro é um projeto que tem a cara do CDSA”, enfatizou. Ele parabenizou o trabalho da Prefeitura do Campus que com seus colaboradores realizou a reforma no ambiente e vem tornando possível a formatação do campus através das obras de infraestrutura.

Também a tarde foi realizado o evento alusivo à comemoração do Dia Nacional do Surdo, que teve em sua programação a projeção da videoconferência “Movimento Surdo em Defesa da Escola Bilíngue para Surdos”, uma mesa redonda para discutir sua realidade escolar cotidiana e a apresentação e entrega da Proposta de Emendas sobre educação de surdos para o PNE. O evento foi contemplado pela comunidade surda de Sumé e teve participação de representantes dos surdos, do diretor do CDSA, Márcio Caniello, e de autoridades integradas na defesa dos direitos dos surdos. Todas as falas foram em prol da causa dos surdos em defesa da Escola Bilíngue.

As comemorações do dia foram encerradas a noite, com a abertura do I Simpósio sobre Instituições, Gestão Pública e Desenvolvimento Sustentável , evento que acontece até esta sexta-feira, 30.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 30/09/2011