Aluna da UFCG recebe prêmio internacional nos EUA

Melina Mongiovi ficou com a medalha de prata em competição na área de computação

Uma estudante da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi premiada no último dia 27, num dos eventos mais importantes do mundo, na área de linguagens de programação orientadas a objetos, sistemas e aplicações: o Splash 2011 (Systems, Programming, Languages and Applications: Software for Humanity), realizado na cidade de Portland, nos EUA.

Melina Mongiovi, do curso de Ciência da Computação, teve seu trabalho, intitulado Safira: A tool for evaluating behavior preservation, premiado como o segundo melhor trabalho de pesquisa realizado por estudante de graduação.

“Uma grande conquista, sem dúvida”, comemora o professor Rohit Gheyi, que orientou a aluna, destacando que o Splash é um dos eventos mais concorridos, “por ser uma vitrine para a ampla disseminação dos resultados de pesquisa por toda a comunidade científica”.

Melina recebeu medalha e US$ 800 de premiação, além de ter todas as despesas da viagem custeadas pela ACM (Association for Computing Machinery), associação educacional e científica de computação que promove a competição. Assista aqui à premiação.

Além disso, com a 2ª colocação no Splash 2011, a aluna da UFCG se classificou para a ACM Student Research Competition Grand Finals, competição promovida pela ACM e pela Microsoft Research que reunirá os melhores trabalhos de todas as áreas da computação.

A premiação acontecerá em junho do ano que vem, no Banquete Anual de Premiação (ACM Awards Banquet), na presença dos principais cientistas da computação do planeta. Neste evento, também é conferido o Turing Award, conhecido como o "prêmio Nobel da computação".

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG)

Data: 01/11/2011