Primeira chamada do Ciência sem Fronteiras tem mais de 7 mil inscritos

Durante a reunião de trabalho do Programa Ciência sem Fronteiras, promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nesta quinta-feira, 3, foram divulgados números da 1ª Chamada Pública para o Programa Ciência sem Fronteiras, voltada para a graduação-sanduíche nos Estados Unidos.

O processo, que ainda não está concluído, contou com um total de 7.007 estudantes inscritos, de um total de 165 instituições de ensino superior aderentes no país. O número de universidades norte-americanas que já aderiram à iniciativa é ainda maior, cerca de 250 universidades dos EUA já firmaram acordo para fazer parte do Ciência sem Fronteiras.

A previsão do calendário para as próximas etapas é de alocar os estudantes brasileiros até 21 de novembro, atividade realizada pelo International Institute of Education (IIE). O envio dos documentos deverá ser realizado até o dia 10 de dezembro.

No dia 17 de dezembro, a embaixada dos Estados Unidos e os consulados norte-americanos espalhados pelo Brasil realizarão o "Visa Day – Science without Borders", um dia especial para a retirada do visto para os estudantes do Ciência sem Fronteiras. Além da possibilidade de conseguir a documentação necessária, os alunos brasileiros receberão palestras e orientações sobre o sistema de educação superior norte-americano.

A previsão é que as estudantes comecem o intercâmbio no dia 15 de janeiro.

Ciência sem fronteiras

O Programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos.

O programa é fruto de esforço do Ministério da Educação (MEC), em conjunto com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio de suas respectivas instituições de fomento – Capes e CNPq –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Saiba mais sobre a Chamada Pública nº 001/2011 - graduação sanduíche nos EUA e conheça o Programa Ciência sem Fronteiras.

(Capes)

Data: 04/11/2011