topo_cabecalho
Sobe para 14 o número de questões anuladas do Enem no CE

 

O Inep (órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pelo Enem) informou na tarde desta segunda-feira que houve alterações na lista de questões do exame nacional que foram anuladas para os alunos do Colégio Christus de Fortaleza (CE). Agora passam a ser 14 as questões canceladas para esses estudantes.

 

O MEC informou nesta tarde que foram anuladas as seguintes questões do caderno amarelo do Enem: 25, 29, 33 e 34 (ciências humanas), 46, 50, 57 e 87 (ciências da natureza), 113 (linguagem) 141, 154, 173 e 180 (matemática).

 

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª região, em Recife, havia determinado no fim da semana passada a anulação de 13 questões para os alunos do Colégio Christus. Essas questões foram citadas na ação civil pública do Ministério Público Federal do Ceará, que solicitava o cancelamento da prova em todo o país ou a anulação desses itens para todos os alunos.

 

Inicialmente, a Justiça Federal do Ceará determinou a anulação das 13 para todos os alunos, mas o TRF depois reverteu a decisão e limitou a anulação dos itens para os alunos do Christus (639 no total) - que tiveram contato com as questões em um simulado do colégio dias antes do Enem.

 

Agora o MEC decidiu acrescentar duas questões ao total de anuladas e retirar uma - resultando nas 14 atuais.

 

"Foram mantidas 12 questões, mas teve uma outra que não era nem semelhante e por isso foi retirada (da lista de anuladas). E percebemos outras duas que eram parecidas e acrescentamos (às anuladas)", disse a presidente do Inep, Malvina Tuttman. Ela acrescenta que a decisão pela modificação aconteceu no fim da semana passada, após o MEC ter contato com alguns itens da investigação da Polícia Federal.

 

"Não vai haver problemas, pois temos um conjunto calibrado de questões. A nota técnica foi assinada por cinco especialistas do Brasil que não são do Inep. Nenhum estudante vai sair prejudicado", disse a presidente do órgão.

 

(Folha.com)


Data: 07/11/2011