Estudante da UFCG fica em 3º lugar no Prêmio Jovem Cientista

Samara Íris de Lima Santos foi premiada na categoria Estudante de Ensino Superior

A estudante do curso de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Samara Íris de Lima Santos, conquistou o 3º lugar na categoria Estudante de Ensino Superior do 25º Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O anúncio foi feito na tarde desta terça, dia 8.

O trabalho Mapeamento da violência urbana em Campina Grande: tendências e desafios em busca da cidade sustentável foi realizado sob orientação do professor Xisto Souza Junior. A pesquisa é fruto do trabalho realizado através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Para o orientador, a conquista é fruto de desdobramentos em diversos setores que vão desde a consolidação e a transformação dos cursos do Centro de Humanidades em referência para a universidade, assim como os da área tecnológica, expectativas para o aumento de bolsas que incentivem a realização de pesquisas em Humanas e, em especial, o compromisso dos professores do curso com a qualificação dos estudantes.

“Externo ainda meus agradecimentos aos professores e alunos do  Grupo de Pesquisas Integradas em Desenvolvimento Socioterritorial, no que concerne ao desenvolvimento de pesquisas sérias voltadas para a melhoria das condições de vida da sociedade, aos professores do curso e a minha orientanda Samara pelo engajamento na pesquisa”, observa.

Pela conquista, a estudante e o professor serão contemplados com o prêmio no valor de R$ 10 mil. A entrega será feita pela presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, no próximo dia 6 de dezembro.

Acesse aqui o resultado.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 08/11/2011