Edinanci Silva homenageia professor da UFCG nas Olimpíadas Universitárias

Atleta presenteou o professor Dione de Assis com a medalha de ouro conquistada na competição

A judoca paraibana Edinanci Silva estreou com medalha de ouro sua primeira participação nas Olimpíadas Universitárias Brasileiras (JUBs 2011), que acontece em Campinas, São Paulo. A conquista aconteceu no último domingo, dia 5, na categoria Absoluto, contra a atleta da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Mayara Kaori.

Ao receber a premiação, a atleta homenageou o professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Dione de Assis, e o presenteou com sua medalha de ouro. “Atribuo o gesto pelo fato de ter acompanhado Edinanci na condição de oficial da Delegação da Paraíba em sua primeira competição oficial, os Jogos Escolares Brasileiros, disputados em Blumenau, em 1992. Na ocasião, Edinanci Silva tinha como técnico o professor Roberto Fialho. Estou orgulhoso e agradecido”, diz.

Atualmente, Edinanci Silva está erradicada no Estado de São Paulo. É aluna do curso de Educação Física da Universidade Paulista (UNIP), instituição que representou na competição. Ela foi medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de 2003, na República Dominicana, e de 2007, no Rio de Janeiro. Obteve ainda duas medalhas de bronze no Campeonato Mundial de Judô, nas edições de 1997 e 2003.

Desempenho dos atletas da UFCG

A UFCG está participando das Olimpíadas Universitárias nas modalidades judô, natação e futsal masculino. No último final de semana, o judoca Willame Cordeiro, aluno do Curso de Engenharia de Produção, conquistou o 5º lugar na categoria Ligeiro.

“O atleta foi o primeiro colocado entre os competidores das universidades públicas de todos os estados do Brasil, pois os quatro primeiros colocados são atletas de universidades particulares, e este contam com bolsa de estudos, incentivos, e muitos deles com remuneração financeira”, ressalta Dione.

Na natação, a atleta Layza Fernandes, aluna do curso de Engenharia Civil, foi finalista na prova de 100 metros livres.

As Olimpíadas Universitárias serão realizadas até o próximo dia 13, São uma realização do COB em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e o Ministério do Esporte, tendo apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e da Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE).

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG)

Data: 08/11/2011