Plano nacional será criado para fortalecer extensão universitária

As ações de extensão desenvolvidas pelas instituições de educação superior do país serão fortalecidas com o lançamento de um plano nacional de extensão. O anúncio foi feito na noite de quarta-feira, 9, em Porto Alegre, pelo secretário de educação superior do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, durante o 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

De acordo com o secretário, a iniciativa, que deve ser divulgada oficialmente nas próximas semanas, pelo Ministério da Educação, permitirá a institucionalização das ações de extensão desenvolvidas pelas unidades de ensino superior brasileiras. O secretário lembrou a ampliação do orçamento federal destinado à extensão universitária. Criado em 2003, o Programa de Extensão Universitária (Proext) cresceu nos últimos anos. Em 2011, os recursos chegaram a R$ 70 milhões, o dobro do valor de 2010.

Na avaliação de Costa, as políticas públicas de extensão universitária devem ser planejadas com base no modelo do sistema universitário brasileiro. De acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2010, 74% das matrículas em cursos de graduação foram registradas em instituições particulares; na pós-graduação, cerca de 80% ocorreram na rede pública. “O modelo de extensão no Brasil deve levar em consideração o perfil do setor em nosso país, a capacidade e a vocação de cada instituição, considerando que temos um segmento mais voltado ao ensino e outro que tem como principal foco o desenvolvimento de pesquisa”, disse.

O secretário defendeu ainda que os processos e instrumentos de aferição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) passem a contemplar as iniciativas de extensão das instituições. “É nesse sentido que temos debatido com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes)”, afirmou. “Acreditamos que, dessa forma, a extensão será ainda mais fortalecida e institucionalizada.”

Aberto na terça-feira, 8, o 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, que este ano teve como tema As Fronteiras da Extensão, será encerrado na sexta-feira, 11. Entre os objetivos do encontro estão a troca de experiências entre professores e estudantes de diversas universidades brasileiras e a discussão sobre os rumos da extensão universitária no país.

(MEC)

Data: 10/11/2011