Jogo desenvolvido por ex-aluno da UFCG vence a principal categoria do SBGames

Xilo é inspirado na cultura popular nordestina

Um game desenvolvido em Campina Grande e ambientado no Sertão nordestino foi o vencedor do principal prêmio do 10° Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames), realizado este ano em Salvador, na Bahia, e considerado um dos maiores eventos do gênero na América Latina.

Intitulado Xilo, em alusão à técnica de xilogravura (utilizada na literatura de cordel), o game foi idealizado pelo designer Rodrigo Motta, formado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e venceu na categoria Melhor Jogo, pelo júri popular, e Melhor Som e Efeitos Sonoros, pelo júri técnico.

O jogo, ainda em versão experimental, é narrado em forma de poesia popular e retrata as aventuras do sertanejo Biliu, herói corajoso que, para salvar a família de uma grave ameaça, parte numa perigosa jornada em busca de seis xilogravuras sagradas, que representam criaturas do folclore nordestino, como a Mula sem-cabeça e o Curupira.

“A idéia surgiu de conversas com amigos, que reclamavam a falta de jogos com temática nacional, muito menos nordestina”, revela Rodrigo, que atualmente coordena o curso de Jogos Digitais de uma faculdade privada em Campina Grande. Ele vê no desenvolvimento do game uma forma de valorizar e divulgar o folclore da região, “tão rico quanto o de qualquer outra parte do planeta”, ressalta.

Ele pretende finalizar o game até junho do ano que vem, durante as festividades do Maior São João do Mundo. Para tanto, conta com a colaboração da equipe, composta pelo programador Diego Braga, Trigueiro Júnior (animação) e André Torres (efeitos sonoros), além de artistas identificados com a cultura nordestina, como a banda Cabruêra, responsável pela trilha sonora que embala as aventuras do bravo Biliu.

Veja aqui um vídeo de demonstração do game.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG)

Data: 11/11/2011